A 14.ª edição Kugoma já bate a porta

Aproxima-se a 14.ª edição do KUGOMA, o mais antigo fórum de cinema em Moçambique, organizado pela Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique, este ano, de 31 de Agosto a 6 de Setembro, em Maputo.

A programação, sempre dedicada ao cinema africano, oferece este ano, várias estreias nacionais, inclui uma série de seis Conversas KUGOMA, as sessões KUGOMA Escolas, para estudantes do ensino secundário público, em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, e a Sessão de Pitch – uma colaboração com o canal de conteúdos nacionais Maningue Magic, da Multichoice, com a apresentação de novos projetos para o canal.

Uma vez mais atribuímos o Prémio Novos Autores, de Moçambique e dos PALOP, em colaboração com a Rede de Cinema e Audiovisual PALOP-TL e, este ano, com apoio da Panavídeo Moçambique.

A Sessão de Abertura Oficial tem lugar dia 31 de Agosto, às 19h, na sala grande do Centro Cultural Franco-moçambicano com a estreia nacional de uma longa-metragem angolana, antecedida do já habitual cine-concerto, com banda sonora original interpretada ao vivo.

Sessões da Itinerância FESTin – Festival Itinerante da Língua Portuguesa (Portugal), uma parceria com o ICINE – Fórum de Cinema do Interior de São Paulo (Brasil), com o Festival Internacional de Curta-metragem de Clermont-Ferrand (França) e com o Concurso de Curta-metragem do Centro Cultural Moçambicano-Alemão, o programa conta com mais de três dezenas de curtas, documentário, ficção e animação, de Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil, Portugal, Uganda, Somália, Gana, Senegal e Egito, exibidos num programa completo no auditório do Centro Cultural Franco-moçambicano, terraço do Cine-Teatro Scala e no Centro Cultural Moçambicano-alemão.

Destacamos, este ano, o programa especial Maningue Magic, que inclui, para além da Sessão de Pitch, duas conversas com os produtores, realizadores e atores da popular novela “Maida” e das séries “A Infiltrada” e “Kuga Munu”, que marcam uma nova e histórica etapa na produção audiovisual nacional.

Incluída na programação estará também, a atribuição de prémios do Concursao Desenho Arquitectónico para a futura sede do Museu do Cinema, uma parceria com a ECA e a FAPF da UEM.

O KUGOMA traz também, desde os anos da pandemia e das edições online, exibições de uma seleção de curtas nacionais, nas televisões TVM e STV, e na plataforma NetKanema.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top