“Femba” de Moticoma amanhã

A banda Moticoma leva o concerto “Femba”, amanhã, ás 20.00 horas, ao palco da Sala Grande do Centro Cultural Franco-Moçambicano.

O agrupamento estará composto por Zandy Mundolas (Voz principal, Mbira e Percussão), Pak Ndjamena (Percussão e coros), Alcídio Pires (Percussão), Dallas Mavulula (Bateria e Coros), Lithos Macaringue (Baixo e Coros), Cauaneque (Saxofone) e Mole (Guitara).

A banda explica que “Femba”, é um termo que ressoa com um significado profundo ao trazer consigo o poder de “investigar”, “consultar” e “pesquisar” na língua Xichangana.

“Há séculos é fundamental nas cerimónias e rituais aos antepassados realizados pelos médicos tradicionais no sul de Moçambique”, esclarece o comunicado de imprensa.

Este concerto, promete Muticoma, é uma jornada que une o passado e o presente, a tradição e a inovação.

“A banda Moticoma traz uma energia que transcende as fronteiras da tradição e da modernidade”, lê-se igualmente.

A proposta é, musicalmente, apresentar a fusão de belas melodias vocais, riffs tradicionais da mbira e linhas rápidas de guitarra, combinados com uma batida groove proporcionada pela bateria, percussão e baixo, e enriquecidos pela harmonia do saxofone, cria um estilo musical verdadeiramente único.

MOTICOMA é uma banda vibrante inspirada nas raízes profundas com os elementos tradicionais da música moçambicana. Foi fundada em 2001, em Maputo, por um grupo de jovens músicos com poucos recursos financeiros, mas com uma poderosa proposta artística.

O nome Moticoma foi criado com base nos sobrenomes de seus membros originais. A banda caracteriza-se por um estilo musical próprio: ritmos tradicionais do Rovuma a Maputo, trazidos à vida sob a forma de estilos diversos com os instrumentos modernos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top