Português moçambicano exposto em São Paulo

A exposição “o Português de Moçambique no caleidoscópio”, estará em exibição no Centro Maria Antônia da Universidade de São Paulo, no Brasil, até 10 de Setembro.

Esta exposição é composta por demonstrações de fotografias, mapas, gráficos, cartoons, gravações em Áudio e pôsteres.

O projecto envolveu a curadoria do designer Vincent Caudry e a coordenação das professoras Inês Machungo e Perpétua Gonçalves, da instituição moçambicana.

Pretende-se desta forma divulgar informações sobre os diferentes aspectos da língua portuguesa no país, como história, gramática, vocabulário e relações com outras línguas.

A exposição chega ao Brasil a convite das professoras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP Olga Coelho e Esmeralda Negrão.

Tornou-se possível a sua realização pela parceria da Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

“O Português de Moçambique no caleidoscópio” foi integrada numa série de iniciativas voltadas ao estudo e à difusão da história linguística transatlântica.

Esse conjunto de pesquisas está a ser desenvolvido pelo Centro de Documentação em Historiografia Linguística do Departamento de Linguística da FFLCH, pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pelo grupo de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) denominado Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos.

O projecto conta igualmente com o apoio do Centro de Estudos Africanos, Departamento de Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da USP.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top