VêSó no comboio a Chókwè

O Movimento VêSó Moçambique realiza excursão fotográfica de comboio a Chókwè. O evento a acontecer no dia 19 de Agosto é um pretexto para a celebração do Dia Mundial da Fotografia e do Município de Chókwè, que se celebra a 17 de Agosto.

A excursão que irá começar pelas 6h00, na Estação Central dos CFM, e o seu regresso às 20h00 pretende, fundamentalmente, explorar o comboio como um meio de transporte turístico cultural e, ao mesmo tempo, ser um motivo para os excursionistas registar outras formas e estilos de vida que ocorrem ao longo da via de transporte pelo Rio Limpopo.

Trata-se de uma viagem aberta a todos interessados, mediante o pagamento de uma taxa que irá lhe possibilitar explorar vários espaços turísticos, históricos de lazer ao longo da ferrovia e no interior do distrito de ChókwèOs excursionistas para além de uma viagem descontraída e um ambiente de emersão pelo turismo ferroviário, terão como brindes uma camiseta, almoço, monitor durante a viagem e um guia-turístico para acompanhamento da visita pela cidade de Chókwè. 

Para além do Movimento VêSó, o evento será produzido pelo Instituto de Formação de Fotografia e Vídeo, que conta com os préstimos do foto-jornalista Albino Mahumana e Mateus Afonso, coordenador da excursão.

VêSó é uma comunidade de amantes e caçadores de imagens existente Angola e Moçambique, que se preocupa em explorar locais turístico-culturais em grupo e amantes da fotografia.

Em Moçambique, o movimento é coordenado Neide Tsenani, e já foram realizadas várias excursões, como é o caso do Bairro Indígena, Bairro da Urbanização, Ressano Garcia, entre outros locais.

Refira-se que o Dia Mundial da Fotografia se comemora anualmente a 19 de Agosto e é conhecido internacionalmente como World Photography Day, tornando-se, assim, a principal referência internacional para homenagear a fotografia e os fotógrafos.

A data foi escolhida porque marca o surgimento do daguerreótipo e a popularização do seu uso para criar as primeiras fotografias permanentes da história.

Da sua invenção até os dias actuais, a fotografia é uma arte amplamente admirada por toda sociedade. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top