Autores nacionais e da lusofonia na Feira do livro de Maputo 2023

Dentre os convidados, estão a angolana Ana Paula Tavares, o português João Rasteiro, a brasileira Cristiane Sobral e os moçambicanos Filimone Meigos, Dama do Bling, Hirondina Joshua, Francisco Noa, Lourenço do Rosário e  Priscila Sithole.

A programação de mesas e debates em torno do tema central da 9ª edição da Feira do Livro de Maputo, “Surge et ambula: a literatura na construção da cidadania”, traz importantes escritores e intelectuais dos países  falantes da língua portuguesa.

Durante os três dias de Feira – 27 a 29 de julho –, mais de 30 convidados compartilharão suas experiências, obras e pesquisas nos debates que terão lugar no Paços do Município e serão transmitidos pelos canais digitais da Feira do Livro de Maputo com acesso gratuito.

Francisco Noa, ensaísta, pesquisador e professor de literatura moçambicana, um dos críticos literários de maior destaque no país, conversa com o embaixador Ademar Seabra da Cruz Júnior, da República Federativa do Brasil em Moçambique, o embaixador da República de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, o escritor homenageado Mia Couto e o professor, pesquisador e crítico literário Lourenço do Rosário, na mesa de abertura do evento subordinada ao tema “Diplomacia cultural em questão: Desafios e perspectivas de uma integração comunitária por meio da cultura ”, na quinta-feira (27/07), às 17 horas.

No mesmo dia (27/07), às 19 horas, o destaque para a mesa “Literatura escrita em língua(s) portuguesa(s): Entre a palavra e o mistério”, com a participação da poeta e pesquisadora angolana Ana Paula Tavares, que estará em boas mãos dos poetas João Fernando André (Angola) e João Rasteiro de Portugal, sob a condução da professora e pesquisadora brasileira Simone Schmidt.

Um dos encontros confirmados para a sexta-feira (28/07), às 10 horas, vai abordar o assunto “Globalização e multiculturalidade: a língua e a literatura como instrumentos de cooperação”, com os convidados Filimone Meigos e Lupwishi Mbuyamba, sob a mediação de Sarita Monjane Henriksen.

Ainda na sexta, às 11 horas, a mesa “Literatura e Direitos Humanos: que caminhos para democratizar o livro e a leitura?” traz ao Paços do Município, como convidados do debate juristas que se dedicam a escrita literária, nomeadamente, Carlos Mondlane, Custódio Duma e Dama do Bling.

Pelas 13 horas, do mesmo dia (28/07), o destaque é para a apresentação com o assessor especial do Gabinete da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, “A experiência de nacionalização e internacionalização das Feiras Literárias da Bahia”, Jocivaldo dos Anjos.

E, às 14 horas, os destacados escritores da nova geração das letras moçambicanas premiados recentemente em Portugal e coordenadores do projecto Oitenta Noventa farão a apresentação do livro de entrevistas “Atravessar a pele”, o poeta David Bene e o prosador Mélio Tinga participam de uma conversa no Centro Cultural Moçambicano-Alemão, sobre o futuro do projecto cuja moderação estará sob o comando do poeta e ensaísta português António Cabrita.

Já no Paços do Município, à mesma hora (14), o jornalista José dos Remédios dirige a mesa cujo o mote do debate é uma frase de Mia Couto, “A minha pátria é outra e ela está ainda por nascer”, na companhia dos poetas moçambicanos Armando Artur, Hirondina Joshua e da escritora brasileira Cristiane Sobral.

Ainda na sexta-feira, pelas 15h50, a Ethale Publishing orienta uma oficina no Átrio do Município intitulada “ Digitalização e Indústria do Livro em Moçambique”.

De seguida, os escritores Felisberto Botão e Valério Maunde sob os auspícios da Ethale Publishing protagonizam uma sessão de conversa sobre os seus livros “Ser espiritual: o poder do seu eu invisível” e  “Ausências, intermitências e outras incompletudes”.

 Teresa Manjate e Gustavo Cerqueira, pesquisadores e professores de literaturas moçambicana e brasileira, respectivamente, apresentam o  livro por eles coordenados “Estórias para além do tempo: Paulina”, às 15 horas. E Sua Excelência o Presidente do Conselho Municipal, Eneas Comiche, fecha a programação do dia, com Homenagem ao poeta e nacionalista Rui de Noronha (a título póstumo), às 17 horas.

O último dia da Feira do Livro, sábado (29/07), a programação de debates tem abertura às 09 horas e 30 minutos, com a mesa virtual “Minha pátria é minha língua”. E, às 9 horas e 45 minutos, a escritora Priscila Sitole apresenta o seu livro de estreia “Amor? Às vezes sim. Outras vezes não”.

As 11 horas, Sua Excelência o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche e Sua Excelência a Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashulua, dirigem a Cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do Concurso Literário de Prosa e Poesia.

De seguida os escritores brasileiros Rómulo Neves e Cristiane Sobral apresentam seus livros, nomeadante, “Terminal e Ponto Cego” (poesia) e “Caixa Preta” (conto) e ás 16 horas, Sua Excelência o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Eneas Comiche, fecha o certame, com a Homenagem ao escritor moçambicano Mia Couto.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top