Conhecidos hoje nomes moçambicanos da 5ª edição do Standard Bank Luju Food & Lifestyle Festival

A XHUB- Incubadora de Negócios Culturais e Criativos acolhe nas suas instalações em Maputo, hoje, pelas 17.00 horas, o lançamento da 5ª edição do Standard Bank Luju Food & Lifestyle Festival.

No evento serão anunciados oficialmente os artistas moçambicanos que farão parte do alinhamento deste ano, que visa apresentar uma celebração única e sofisticada do estilo vintage africano destacando o local, saudável, criativo e o delicioso, numa experiência verdadeiramente sensorial.

Luju (que significa “mel” em siSwati) é um luxuoso banquete de dois dias de música, moda, entretenimento, façanhas culinárias e vitrines de vinhos e Whisky premium liderados por conhecedores, que acontecerá em Eswatini de 4 a 5 de agosto de 2023.

Este festival de comida e moda regional e autenticamente local celebra o local, o saudável, o criativo e o delicioso exibindo com orgulho os sabores surpreendentes e diversos da África Austral. Os bilhetes já estão à venda em Maputo no Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA) na Av. Samora Machel.

O espírito de Luju está encapsulado no ethos do festival “Um retorno ao futuro africano”, que celebra a beleza e o estilo da África, do passado ao presente e ao futuro. É uma jornada dos sentidos, uma releitura de nossa herança e uma prévia das inovações de design do amanhã.

Em 2023, “Um Regresso ao Futuro Africano” encontra expressão com os dois grandes temas deste ano: Design Gastronomia no espaço Culinário, explorando a comida como uma forma de arte que envolve todos os sentidos; e African Fashion Folktales na arena da moda, que analisa nossa herança africana para transformar o futuro por meio do design.

Em 2023, com o apoio do Standard Bank Eswatini, o Luju Festival está se expandindo ainda mais na região da África Austral, estabelecendo novas parcerias com outros eventos apoiados pelo Standard Bank, como o festival Stanbic Jacaranda no Zimbábue, bem como estreitando laços com o AZGO Festival e o X-Hub em Moçambique, resultando num cartaz mais alargado e diversificado representando toda a África Austral.

Uma das formas de representar este maior foco regional é com um Regional Country Showcase anual e em 2023 o destaque está na África de língua portuguesa, com um interesse especial na cultura, gastronomia, design e música moçambicanas.

O Anfiteatro House On Fire será transformado em um “Sabor de Moçambique”, um espaço eclético e vibrante que oferece uma experiência afro-lusófona para os festivaleiros interagirem com a moda, a música e o ritmo da colorida costa africana, com uma pitada de Brasil em a caipirinha bar. Aqui encontra-se o Bazar AZGO- onde os parceiros do festival AZGO Collective e X-Hub irão apoiar estilistas e artistas de Moçambique, incluindo os The Hood Brodz e Vintani Nafasse.

Entre os muitos talentos musicais surpreendentes que serão encontrados no Luju Festival deste ano estará a cantora moçambicana, compositora, percussionista corporal, educadora e ativista cultural, Lenna Bahule, cujo álbum de estreia Nômade, focado na música indígena moçambicana, arredores e expressões vocais.

Também no menu estarão os favoritos do Dub Reggae Fusion, GranMah. Vencedores do prémio de Melhor Canção Alternativa no Mozambique Music Awards 2014, construíram uma carreira sólida ao longo dos anos, mas ainda se descrevem como “uma banda de garagem inspirada em juntar as pessoas através da música”.

Um fantástico alinhamento de chefs, designers e músicos talentosos, bem como uma série de novas experiências para saborear, serão oferecidas este ano. A comida está no centro da experiência de Luju, e o Programa de Culinária será apimentado com vitrines de comida e demonstrações de luminares com o Chef Mokgadi e o charcutier Richard Bosman, ambos da África do Sul, bem como o renomado juiz de vinhos Tinashe Nyamudoka, de Zimbábue.

Um desfile de moda regional com estilistas de Eswatini, Zimbábue e Moçambique é um dos destaques do Programa de Moda e, claro, a música dará o tom com apresentações fantásticas que você pode esperar, como o aclamado vocalista sul-africano, trompetista e o diretor musical Mandisi Dyantyis, a potência do rap sul-africano vencedor de vários prêmios de platina, Big Zulu, o muito amado Mango Groove, cujo som exclusivamente eclético de Big Band “Marabi-Pop” conquistou os corações dos amantes da música desde 1989, e O próprio e versátil virtuoso de Eswatini, Tlale Makhene.

A animada e transcendente cantora e ativista pan-africana Zoë Modiga, o gigante do Afro-House eletrônico Sun-El Musician e o músico de jazz africano de ponta Vuma Levin se juntam ao barítono de ópera de Eswatini, Lwazi Dlamini e uma das estrelas em ascensão de Eswatini, Sarnilo.

Fique atento à sensação do coral sul-africano The Joy e à banda de rock clássico Painted Flowers, bem como ao ativista musical congolês Mapumba Cilombo, cantor e compositor, contador de histórias, produtor musical e Voice for Wellbeing. Muitos outros atos serão anunciados antes do festival!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top