“Uma explosão de luz” abre a Semana LGBTQIA+

Inicia hoje, com a inauguração, as 18.00 horas, da exosição “Uma explosão de luz”, no Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), por iniciativa da Ulayo, a Semana LGBTQIA+ que terá várias actividades em diferentes espaços de Maputo até sábado.

A mostra da sul-africana Mercy Thokozane, conforme o anúncio no Facebook, propõe uma “viagem sobre o amor próprio e nossas identidades” e a sessão inaugural contará ainda com uma performance do Grupo Cultural da LAMBDA.

Para amanhã, as 16.00 horas, está programada uma mesa redonda subordinada ao tema “Narrativas de mulheres e pessoas não binárias no movimento LGBTQIA+”, no Camões – Centro Cultural Português, na qual as moçambocanas Pepetsa Samed e Diana Zeca ao lado da francesa Dawud Bumaye serão as oradoras e Eliana Nzualo a moderadora.

Logo a seguir, quando forem 18, será projectado o filme “Al Berto”, do portugês Vicente Alves do Ó, estreado em 2017.

Na quarta, volta-se ao CCFM as 15 para uma visita guiada a exposição. As 18 será projectado o filme nigeriano “ÌFÉ” de Uyaiedu Ikpe-Etim e as 19, da África do Sul, será exibida a película “Os Iniciados” de Jphn Trengove.

A Fundação Fernando Leite Couto (FFLC), junta-se a acolhe a iniciativa as 18 de quinta ao baixar a cortina para a peça de teatro “monólogo Maçaniqueira tão gostosa ou a história do fruto proibido”, de David Almeida. Na sequência o encenador terá uma conversa com Frank Lileza.

Na sexta, o Instituto Guimarães Rosa (ex-Centro Cultural Brasil Moçambique) irá projectar, as 16, os filmes “Lar doce lar (Neubau)” do alemão Johanes Maria Schmit e a produção cabo-verdiana e espanhola “Tchindas” de Pablo Garcia Pérez de Lara e Matc Serena.

Volta-se a FFLC na manhã de sábado, as 11.00 horas, para a oficina de colagem “Outros possíveis” com Lais Volpe. No início da tarde, as 15, o CCFM acolhe o concerto de encerramento, “Drag Show” com Baba Ganoosh da África do Sul e como convidados os nacionais Radhja Ali e DJ V, outro sul-africano Mamthug e o angolano Hélder Mendes.

Esta edição tem financiamento da União Europeia em Moçambique, organização da Embajada de España en Mozambique y Esuatini, Centro Cultural Franco-Moçambicano, Cooperação Espanhola, CCMA-Centro Cultural Moçambicano-Alemão, Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Fundação Fernando Leite Couto, e produção da  ULAYO – Plataforma Queer.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top