Ivan Mazuze de volta a casa

Ivan Mazuze, um dos nomes moçambicanos mais relevantes da cena jazzística actual, radicado na Noruega, volta ao país para concerto amanhã no Centro Cultural Franco-Moçambicano, as 20.00 horas.

Depois de o termos visto pela última vez no mesmo palco em 2018, regressa acompanhado por Deodato Siquir na percursão, outro músico nacional a residir, igualmente na Escandinávia e que no dia 15 vai se apresentar no Museu Mafalala, Stélio Mondlane, Tony Paco, Hélder Gonzaga (moçambicanos), Jai Shankar (Índia/Noruega) e Mark Fransman (África do Sul).

Espera-se por um repertório que mescla temas dos álbuns  “Maganda” (2009), Ndzuti (2012), Ubuntu (2015) – sobre o qual escrevemos e pode ler aqui – e Moya (2018), apresentados com os elementos novos que, de certeza agregou nos últimos anos.

“Este será um concerto com uma essência rítmica percussiva e melódica, incorporando elementos da música clássica indiana, criando uma fusão única com os ritmos percussivos de Moçambique com uma base harmónica solidificada”, promete Ivan Mazuze.

Sabe-se que Mazuze está em permanente busca da melhor versão de si enquanto executor de música, procurando surpreender a audiência com o improviso mais requintado que puder oferecer.

Nos corredores dos bastidores, ouve-se seus colegas que o tem acompanhado nas apresentações em Maputo a comentar sobre o seu elevado nível de disciplina e respeito a pauta, o que resulta numa música de harmonia quase perfeita.

Já a ensaiar com a sua banda na Sala Grande do Centro Cultural Franco Moçambicano, que o acolherá amanhã o músico tinha sido notícia há poucos meses por se ter tornado Conselheiro Nacional do Fórum de Jazz Norueguês, uma organização de cariz artístico-cultural, que reúne a comunidade de jazz da Noruega e que trabalha na promoção do género musical e nas acções inerentes.

Este concerto, segundo a nota de imprensa, é da iniciativa da Imazuze Music em colaboração com o CCFM, faz parte de uma digressão musical que o artista moçambicano está a fazer, este ano, em diversos países.

A mesma que tem na lista destinos como Itália, Noruega, Dinamarca, Brasil e Letónia, já pousou festivais do quilate do Mixite Festival, Saulkrasti Jazz Festival, Amapa Jazz Festival, Trondheim Transform Festival, Nasjonal Jazzscene, Cosmopolite Scene, USF Verftet e Drammen Kulturnatt.

Por onde tem passado, Ivan Mazuze tem actuado, além de levar consigo a música que produz a partir de Noruega, onde vive há anos, o artista tem a iniciativa de colaborar em concerto com variados músicos locais, promovendo, dessa maneira, um forte intercâmbio artístico-cultural entre criadores de proveniências diferentes.

Assim, sem deixar de fora a Ivan Mazuze Group, para o concerto de sexta-feira, no Franco-Moçambicano, Ivan Mazuze convidou alguns artistas com os quais tem um relacionamento artístico de longa data.

Tal relação profissional, promete a produção, vai permitir aos espectadores de Maputo ouvir os temas propostos ao concerto com sugestivos arranjos musicais.

O concerto de Ivan Mazuze na Sala Grande do Franco-Moçambicano acontece numa altura em que o músico encontra-se a finalizar um trabalho comissionado para a Oslo Global Music, na Noruega, o qual será apresentado neste segundo semestre. O trabalho em causa, com efeito, vai resultar no lançamento do seu próximo álbum discográfico.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top