“Geba” chega a Beira, hoje

0
245

O romance “Geba: onde o Tâmega desaguou no Índico”, escrito por Miguel César será lançado hoje às 18 horas, na Livraria Fundza, Cidade da Beira e será apresentado pelo conceituado jornalista Belmiro Adamugy.

Sob chancela da Fundação Fernando Leite Couto, este lançamento conta com o apoio do Moza Banco. O enredo retrata uma história de amor e viagens que se denserola nos meados do séc. XX.

Os protagonistas são o casal Gustavo e Alice, que, ainda em Portugal, apaixona-se e resolve assumir a relação. “No entanto, devido à impossibilidade de singrar na vida no país a que pertencem, decidem emigrar para Moçambique, calhando, com efeito, numa região recôndita chamada Geba”, lê-se no comunicado que chegou ao “Mbenga”.

A obra é descrita como tendo sido escrita de forma leve, bem sequenciada e sugestiva, não obstante o tema da emigração, o romance de Miguel César leva o leitor a mergulhar na História de Moçambique e nas relações que os moçambicanos foram estabelecendo com pessoas de outras nacionalidades ao longo das décadas.
“Geba: onde o Tâmega desaguou no Índico também é uma história sobre o abuso de poder, a prepotência, e, sobretudo, a exploração do Homem pelo Homem, tendo a Província de Nampula como pano de fundo, num período marcadamente colonial”, lê-se ainda na fonte que estamos a citar.

A história de Gustavo e Alice também é um evento que explora a paisagem do litoral do país. Também por isso, acredita-se que o romance pode interessar aos residentes da Beira, uma vez que parte da narrativa acontece nessa cidade.
A sessão de lançamento de Geba enquadra-se nas celebrações dos 15 anos do Moza Banco.
SOBRE O AUTOR
Miguel César dos Anjos Santos nasceu na Cidade da Beira, em 1957. Licenciado em Arquitectura e Planeamento Físico, é membro fundador da AMDU – Associação Moçambicana do Desenvolvimento Urbano e membro fundador da Associação de Arquitectos de Moçambique.

É, igualmente, desenhador, gráfico, pintor, ceramista, escritor e músico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here