Exposição: Vai-se percorrer a “Ponte” no XHub

Os artistas plásticos Noél Langa, Mário Tique, John Forna e Fernando Chaleque juntam-se na exposição colectiva “A Ponte: as 3 fases da Ponte Surreal em Assemblagem Abstrata e Figurativa”, a inaugurar no dia 9 de Maio, às 18.00 horas, na galeria da XHUB.
A curadoria da exposição tem como base a “Ponte”, uma expressão que neste contexto pode ser compreendida como a ligação de três artistas com traços, técnicas, gerações e perspectivas distintas sobre o mundo.

Emídio Macabi, curador da, explica que a mostra visa destacar a beleza, grandeza e desenvolvimento estético que os artistas Noél Langa, Jonh Forna, Mário Tique e
Fernando Chaleque reflectem nas suas obras, evidenciando as nuances que os distinguem.

Nesse raciocínio, prossegue, não deixa de lado a ligação geracional que pode ser caracterizada, historicamente, por um que vem desde antes da independência, a construção e reconstrução da paz, aliada a era do desenvolvimento sustentável.

“A Ponte, é construída por três fases do Surreal em Assemblage, Abstracta e Figurativa,
num universo cheio de identidade cultural que se reserva a moçambicanidade, dum sonho
para quem nunca fecha os olhos entre a cegueira das cores e a vida das artes plásticas”, lê-se na nota de imprensa recebida pelo “Mbenga”.
Contextualizando, continua o documento, o antes e o agora, para que o amanhã seja o passado em cadeia de percursos longicous e vindouros para as artes de representar a partir das tintas, telas e material reciclado.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top