Fu e Lerato vão captar os sons da Mafalala na sua relação com Soweto

Fu da Siderurgia, moçambicano, beatmaker e Lerato Lichaba, sul-africano, guitarrista selecionados para o Programa Artistas em Residência no Museu Mafalala a decorrer em 3 semanas entre Outubro e Novembro.

O resultado desta residência, conforme a comunicação do Museu, será apresentado na Galeria do Museu Mafalala durante a 13a Edição do Festival Mafalala, a acontecer entre 03 – 06 de Novembro.

Cerca de 150 candidaturas foram submetidas durante o período em que esteve aberta a chamada, das quais mais de 50% de mulheres e submissões de artistas de todo mundo com particular destaque para a África do Sul, Angola, Argentina, Botswana, Brasil, Colômbia, Espanha, ESwatine, Ghana, Guiné Bissau, Moçambique, Nigéria, Portugal, Senegal, Tanzânia, Venezuela, Zambia e Zimbabwe.

“A residência tem como propósito a elaboração da paisagem sonora do bairro da Mafalala com a devida contextualização histórica”, esclarece o Museu, a explicar que “pretende-se trabalhar com o tema das migrações que caracterizam a dinâmica de Maputo(Mafalala) e Johannesburg (Soweto)”.

Fu da Siderurgia e Lerato Lichaba irão buscar, sob curadoria de Rui Laranjeira, historiador e pesquisador de música urbana em Moçambique e autor do livro A Marrabenta: sua evolução e estilização 1950 – 2002, as peculiaridades sonoras dos dois bairros objectos desta residência.

O Museu Mafalala explica que pretende estimular aos artistas a, através dos sons, do folclore e do cancioneiro popular narrativas alternativas que reforçam os traços identitários dos dois povos e fazem a conexão entre a música e o trabalho migratório que caracterizam estas 2 cidades(Maputo e Joanesburgo) e os seus subúrbios (Mafalala e Soweto).

“Sou um moçambicano, beatmaker sounddesigner, live performer, criador da produtora Beatzone, designer, video-artista e activista da cultura HipHop da associação cultural Siderurgia – Núcleo de HipHop; artista afiliado a Dan Dada Music pela qual lancei a Ep ‘‘5 Tons de Vermelho’’ disponível nas maiores lojas de música online”, assim se descreve Fu da Siderurgia.

Nascido no Soweto, Lerato Lichaba começou a tocar guitarra aos 16 anos. Ele fundou a House of Kuumba – uma incubadora criativa sem fins lucrativos que se foca na preservação da cultura artística e património cultural por via da documentação músical e arquivo, partilha de conhecimento e desenvolvimento artistico. Lerato é também membro fundador e integrante da banda Urban Village, agora na editora francesa, No Format.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top