Noite clássica e concerto para pais e filhos marcam a 2ª série de concertos do Xiquitsi

A 15 e 16 de Julho realizar-se-ão dois concertos da 2ª Série da Temporada de Música Clássica Xiquitsi 2022. O primeiro, Noite Clássica, terá lugar no Cine Teatro Scala, às 19h de 15 de Julho. Já o segundo, Concerto para pais e filhos, está marcado para o Centro Cultural Municipal – Ntsindya, às 16h do dia 16 de Julho.

Os dois concertos terão um rico repertório de canções napolitanas, espanholas e moçambicanas, bem como composições dos grandes autores da música clássica. Durante a série de concertos, a Orquestra e Coro Xiquitsi irá apresentar-se com dois dos alunos deste projecto, que, actualmente, cursam o ensino superior em música, em Lisboa. São os casos de Inérzio Macome e Kleyd Alfainho, que vêm a Maputo exclusivamente para actuar.

Os concertos da 2ª série vão contar ainda com a participação da cantora Xixel Langa (soprano), Déuscio Vembane (tenor) e com as presenças de Mariana Carrilho (mezzo soprano), moçambicana residente em Espanha. Já José de Eça (tenor) virá de Portugal e Alena Bravo (piano) de Cuba.

Para além da Noite Clássica, o Concerto de pais e filhos é um espaço aberto a todos, onde os pais e os encarregados de educação têm a oportunidade de contemplar o resultado dos alunos do Xiquitsi, interagindo com os próprios alunos, com os professores e com mentores do projecto num espaço descontraído de verdadeira aprendizagem.

Ao longo de nove anos de existência, o Xiquitsi tem sido palco marcante de inserção social, aprendizagem e socialização, onde crianças, adolescentes e jovens realizam sonhos e iniciam o percurso no mundo da música. Este percurso tem sido possível com a colaboração de artistas de vários países, como África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, China, Espanha, Finlândia, França, Inglaterra, Israel, Japão, Noruega, Portugal, Suécia, Uruguai e Venezuela, que ajudam a tornar o projecto bastante versátil.

O Xiquitsi tem, neste momento, cerca de 200 alunos distribuídos entre os naipes (grupos) de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, clarinete, percussão e canto.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top