Deltino Guerreiro lança “Rokotxi” em todas as plataformas digitais

O cantor, compositor e guitarrista moçambicano Deltino Guerreiro lança em todas plataformas de download e streaming o seu recente álbum “Rokotxi”, que é uma mistura de influências, fruto das suas vivências de norte a sul de moçambique.
Do world music a tradição musical do norte de Moçambique, aliadas a letras conscientes cantadas em português, inglês e Makhuwa (Emakhuwa). As suas melodias refletem a forte influência musical árabe do Norte de Moçambique. A Inspiração para compor as suas músicas vem de África e de suas raízes.
Coerente com essa busca de si próprio, recorreu a percurssão do Mapiko, Tufo e do Zoré, uma dança tradicional de Inhambane, mas com uma abordagem contemporânea, com um toque pop, próximo daquela indefinição a que se prefere chamar worldmusic.
Guerreiro intérprete do hit “Sonho” parte de seu primeiro álbum EPARAKA produzido por Milton Gulli, um dos legados da produtora Khongolote Records, que deu ao artista a possibilidade de participar de vários festivais nacionais e internacionais tais como o festival AZGO de Moçambique e Festival Sakifo das Ilhas Reunião. Igualmente teve a oportunidade de ter a participação da conceituada artista britânica Joss Stone na sua música “Mozambique” durante a digressão TOTAL WORLD TOUR de Joss Stone, passando o pelo Teatro Scala na cidade das Acácias, em Moçambique, concerto organizado pela Khuzula.
É uma acentuação ainda maior da voz como um instrumento, que nalguns momentos do seu canto pode remeter a influência islâmica de Nampula, onde cresceu o músico. E da guitarra que, em concertos, vê-se várias vezes vergando ao colo e na contracapa do álbum leva consigo na caminhada.
Deltino disponibiliza digitalmente o álbum ROKOTXI o seu segundo álbum que conta com 8 faixas musicais e com participação do rapper Azagaia na música “Com amor se paga” o primeiro single desde maravilhoso álbum,” e a cantora e intérprete Assa Matusse, para a música “Master” depois de ter composto para esta última, algumas músicas no álbum “+Eu”.
Deltino explica que “Rokotxi”, nome em Makhuwa (Emakhuwa), língua do norte de Moçambique falada em Montepuez-Cabo Delgado, é uma planta medicinal com múltiplas funções de cura, que geralmente é utilizada para curar ou aliviar dores no corpo, tais como dores de cabeça, entre outras.
“Lembro-me muito bem de quando a minha avó usou Rokotxi para me curar de uma febre quando ainda era muito pequeno” – contou o artista”.
“O disco tem como objectivo remeter-nos a necessidade de nos curarmos da alienação cultural que vai matando a identidade cultural do nosso povo e do nosso país, tanto quanto a falta de valorização da criação cultural nacional. É desse banho que precisamos para restaurar a nossa identidade e valorizar as nossas criações culturais escreveu o artista” rematou Deltino.
Deltino Guerreiro explica ainda que o álbum “Rokotxi” traz-nos mensagens de amor, esperança, fé e força às nossas lutas diárias e futuras. O mesmo foi composto pelo próprio artista e levou 3 anos a ser produzido.
“Rokotxi” que contou a produção de Hélder Gonzanga, Stélio Mondlane, e Nelton Miranda , conta com 3 vídeos; Rokotxi, Didn´t Do e Com amor se paga.
Embora a música seja mais expressão, emoção do que razão, o que explica gostar, por exemplo, de músicas em japonês ou mandarim, sem perceber patavina do que se está a dizer, há, nos temas deste disco faixas que mostram as suas preocupações sociais sobre o status quo.
Reticente com esta afirmação, parece estar diante de um pós-Eyuphuro, pós-Ali Faque e outras estrelas da música nortenha, num update dos géneros musicais que se desenvolveram a partir dos trabalhos destes artistas.
O álbum já encontra disponível em todas as plataformas através da Moçambique Digital também conhecida como MODIGI. Deltino Guerreiro espera que a aderência nas plataformas digitais seja massiva, uma vez que lançado fisicamente teve muita aderência,
Sobre a MODIGI
MODIGI é a principal empresa moçambicana de distribuição de música e vídeos, representantes da Theorchard, www.theorchard.com subsidiária integral da Sony music entertainment. A Modigi é especializada em licenciamento, distribuição de conteúdos, marketing e vendas, prestando serviços a diversos artistas, produtores e editoras independentes afim de monetizar o trabalho do artista nas plataformas digitais de venda de música como: iTunes/Apple, Amazon, GooglePlay, Tidal, Mussika e de streaming de áudio e vídeo, tais como Spotify, Deezer, Mozikplay, M-Toca, Shazam, XboxMusic, YouTube, vibratoques, Meubeat e muito mais.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top