Chico Sales reflecte a mulher moçambicana

Ao amanhecer a Maria vira-se para a cabeceira e olha para o relógio, são 8h30 e volta ao cochilo. Quando o amanhecer ainda se está a decidir se tira os primeiros raios solares, a Maimuna já está a arrumar a sua banca de verduras no mercado. Quando amanhece a Guilhermina, executiva, se debate com a inflação e coisas mais dos planos estratégicos da empresa que dirige. Quando amanhece, cada uma delas inicia a sua nova jornada.
São todas elas mulheres moçambicanas, que quando o dia começa, seguem viagens destintas, não apenas em termos de espaços físicos ou geográficos, mas também de contextos, de imaginários e vivências.
“Viagem no plural”, exposição individual de pintura da consagrada Chica Sales, a inaugurar no dia 09 de Março, na Fundação Fernando Leite Couto, pode estar a tentar reflectir sobre as mulheres acima referidas e outras com as quais nos cruzamos, conhecemos (ou somos) no quotidiano moçambicano.
Nesta que é a segunda mostra do ano, depois de “A batota dos sonhos” de Manuela Madeira, conforme António Barros Júnior, que assina o texto de apresentação através de “pinceladas a óleo ou aguarela, com cores leves e suaves, as vezes com a cor crua do carvão do lápis, a Chica transporta para a tela ou para o papel reciclado, utilizando as diversas técnicas, o quotidiano, a luta, a serenidade, as dificuldades e as virtudes, a perseverança da mulher moçambicana simples, porém batalhadora nestas viagens”.
A artista, observa o autor do texto, inspira-se nos saberes da sua mãe, que lhe contou e conta infindáveis histórias de vida das mulheres que por este país têm de fazer o milagre da multiplicação do pão para a sobrevivência das suas famílias muito alargadas, como são a maioria das famílias moçambicanas.
Chica Sales é o nome artístico de Francisca Sales Machado. A artista plástica nasceu a 28 de Fevereiro de 1964, no distrito de Panda, na província de Inhambane. Chica Sales tornou-se artista em 1996. Tinha, nessa altura, 32 anos de idade.
Unindo tinta e versos, escreveu Silêncio gritando, um livro de poemas e pintura. Além da vocação atinente às artes, Chica Sales também é uma mulher do desporto. No passado, representou a selecção nacional de basquetebol, bem como o Costa do Sol e Ferroviário da Beira, nas modalidades de atletismo, ginástica e basquetebol.
Em termos académicos, Chica Sales é formada pelo Instituto Industrial de Maputo no Curso Técnico de Construção Civil – Vias de Comunicação e Hidráulica, em 1984. Nos Estados Unidos de América, formou-se em Desenho de Interiores e Decoração, pela Patrícia Stevens School of Interior Design e Fashion Merchandise e pela New York School of Interior Design. Chica já expôs 16 vezes em individuais 23 vezes em colectivas, além de Maputo, nas seguintes cidades: Argel (Argélia), Beijing (China), Brasília (Brasil), Berlim (Alemanha), Cape Town, Joanesburgo, Pretoria, Sandton (África do Sul), Lisboa (Portugal), Madrid (Espanha), Miami (Estados Unidos).

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top