Encerra hoje “a dor do parto” Exposição individual do Massaka

A exposição do artista Moçambicano Filipe João Rafael (Massaka) apresentado recentemente no Centro Cultural Mocambicano-Alemão, encerra hoje, dois de Dezembro.
A dor do parto é um tributo a sua mãe que perdeu a vida durante um parto.
Na obra, o artista, homenagea a todas Mulheres que deixaram uma enorme tristeza e dor por perderem a vida após um parto.
A exposição surge no âmbito de alguma situação social e familiar, onde a Mulher por ter complicações na gestação e durante o parto traz uma vida, más, perde a sua.
A mostra é uma exposição marcada por um grande público, e o que torna interessante ao público, é o diferencial que o artista trás na arte Mocambicana.
Massaka traz no seu trabalho técnicas pouco comuns, más que existe há vários anos.
O artista usa a pirogravura que é uma arte decorativa.
A exposição é composta por nove quadros, sete pirogravadas e duas com uma técnica diferente que é a esferográfica por cima do Jornal, o artista faz uma fusão entre essas duas técnicas.
Nos nove quadros apresentados na exposição individual tem obras como: Emoção Maternal, Cicatrizes do Bisturi, Marcas do Nascimento, Pespectiva da dor Palmira Tradicional, e vários outros.

SOBRE O ARTISTA

Tiago Filipe João conhecido por Massaka, nasceu em Maputo no distrito de boane, na localidade Eduardo e no bairro Massaka.
Começou com seu trabalho artístico em 2010, após perder a mãe em trabalho de parto.
É formado na escola de artes visuais.
Em 2019, participou no seminário internacional da cultura que teve lugar na cidade de Maputo.
Em 2020, conquistou o segundo lugar na modalidade de pintura e pirogravura na VI mostra nacional de jovens criadores, Criadores-Mo Jovem, representando a província de Maputo.
Participou de várias exposições coletivas e workshops.
Apresentou recentemente a sua primeira exposição individual denominado “A dor do parto.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top