Albert Dalela estreia-se com “Gole de Lâminas”

Um público maioritariamente jovem marcou presença na biblioteca central da Universidade Pedagógica de Maputo para assistir ao lançamento do livro de estreia do escritor Albert Dalela.

Chancelada pela Ethale Publish , “Gole de Lâmina” é uma proposta que consiste em apresentar o sub-mundo da cidade de Maputo, ou seja, reflectir em torno da complexidade de conceitos e ideias da questão de ser e estar nas zonas suburbanas e na cidade.

Inspirado por escritores que abordam questões absurdas que assolam a humanidade, como é o exemplo de Albert Camus (Prêmio Nobel de Literatura),Jonh Fante Sartre, João Paulo Borges Coelho, entre outros. “Gole de Lâmina” levá-los a meditar em volta dos problemas pouco retratados no nosso dia-a-dia.

O autor diz haver uma necessidade de analisar essa diversidade de problemas e procurar soluções, embora a literatura não nos propõe resultados práticos dos quais a ciência nos promete.

No que diz respeito ao processo de produção da obra, afirmou que não foi um percurso fácil, mas valeu a pena a persistência. Acrescentou ainda, que não comprou à ideia de alterar o seu projeto inicial e, manteve-se firme nas suas convicções.

A Escola da suspense ou Hermenêutica da suapense o levou a escrever para as “massas”, pois acredita no poder das palavras que são capazes de se impactarem com as estórias descritas no seu livro, que são ao mesmo tempo vivências diárias das pessoas que vivem ao seu redor.

Albert Dalela nasceu em Maputo, em Fevereiro de 1996. Começou a escrever aos treze anos quando a principal intenção era esboçar rimas musicais. Formou-se em jornalismo no médio e licenciou-se em linguística aplicada pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Foi repórter no Zitimar News. Já colaborou com artigos em jornais e agências de informação. Já publicou contos e recessões críticas em blogues. Actualmente, é colaborador do Observatório do Cidadão para saúde (OCS).

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top