Titos Pelembe e Tina Krüger escolhidos para Residência Artística Luuanda

Titos Pelembe e Tina Krüger são os artistas moçambicanos selecionados para a 2ª edição da Residência Artística Luuanda, a realizar-se de 18 de Outubro a 1 de Novembro de 2021 na capital angolana, Luanda.

Daniela Sandão, Hélio Buite, Mwana Pwo (Angola) e Stephanie Silva (Cabo-Verde) são os outros aprovados, de um processo que recebeu 27 candidaturas.

Trata-se de um programa aberto a participação exclusiva de artistas visuais e curadores emergentes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que desenvolvam a sua prática artística no continente e na diáspora.

“O programa de Residências Artísticas LUUANDA pretende focar-se na experiência que é viver na Luanda contemporânea, através das suas personagens, ritmos, poesia, nostalgia e drama; e seguindo a construção imaginária tão explorada na literatura de escritores angolanos”, lê-se no comunicado recebido pelo “Mbenga”.

Nesta 2ª edição, conforme o referido documento, os artistas serão desafiados a trabalhar sob o tema “Fronteiras Perdidas”, através de um programa de actividades variado.

“O tema retirado da obra do escritor angolano José Eduardo Agualusa, inscreve-se num universo ficcional globalizado, a multiplicidade das identidades originadas após a independência angolana e a importância desta reflexão para a criação de obras que se inscrevem num lugar entre o real e o fictício”, explica a organização.

O projecto é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e com apoio da Academia BAI e da Galeria TINAWC.

Titos Moisés Pelembe, nasceu a 05 de Agosto de 1988 em Maputo. Frequentou o curso médio de Cerâmica e de Formação Pedagógica na Escola Nacional de Artes Visuais (2004 à 2009). Interessa-se pela Banda Desenhada, Cerâmica artística, Pintura e Desenho Gráfico. Participa em exposições, workshops e concursos públicos desde 2000.

Tina Krüger, nascida em 1988 na Alemanha, é uma artista multidisciplinar, fotógrafa, documentarista, antropóloga visual e designer gráfica com mestrado em Antropologia Visual pela Universidade de Leiden, na Holanda. Desde 2008 vive e trabalha em Maputo, Moçambique.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top