“Na Mão de Deus” nas mãos de Lucrécia Paco

Lucrécia Paco dirige o espectáculo “Na Mão de Deus”, a partir da obra de Paulina Chiziane. O espectáculo está marcado para sexta-feira no Centro Cultural Franco-Moçambicano pelas 18 horas.

“Na Mão de Deus” é um texto que parte de uma situação real, o internamento na psiquiatria da escritora Paulina Chiziane. Depois desta experiência, a escritora colheu depoimentos de outras internadas e assinou o livro com Maria do Carmo Silva. O texto pode ser visto sobre diversas perspectivas, desde o questionamento do lugar da família até diversas reflexões sobre a “doença dos espíritos”. Lucrécia Paco levará todas estas perspectivas para o palco.

Este espectáculo, que começou como uma homenagem a Paulina Chiziane, na edição de 2020 da Feira do Livro de Maputo, agora será apresentado numa versão mais estendida.

As protagonistas serão interpretadas por Angelina Chavango, que faz o papel de Alice, uma mulher bem-nascida que de repente se vê acometida por alucinações e Eunice Manjate, que se multiplica em várias personagens, sendo que a mais presente é a da irmã de Alice. A relação das duas faz pensar no embate entre tradição e modernidade.

Este espectáculo, nas palavras de Lucrécia Paco que o dirige, nos coloca a pensar sobre o lugar e o papel da família na construção da Família, sobre o lugar de cada um que faz parte da grande Família que é a comunidade. “O espectáculo permite ao indivíduo observar-se a si próprio”, diz a encenadora do espectáculo.

É um espectáculo multidisciplinar, que junta a Música, o Teatro, a Dança, com batuque, com timbila, com piano, com xithende e gaita.

O espectáculo será apresentado na sexta-feira, 20 de Novembro, na sala grande do Centro Cultural Franco Moçambicano, pelas 18:30, com um limite de 150 espectadores para respeitar as medidas de prevenção do Coronavírus.

No palco, para além de Angelina Chavango e Eunice Mandlate, estarão Fermina da Neta, Celso Durão, Cristalino Manjate e Grande Homem.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top