In Memoriam de Alfredo de Barros

Texto de Hirondina Joshua

Alfredo Ribeiro Gomes de Barros, mais conhecido por Alfredo de Barros, foi um poeta moçambicano nascido a 6 de Fevereiro de 1920 em Valença do Minho – Portugal. Filho de um oficial do exército condecorado por actos de bravura praticados em Moçambique durante a Primeira Grande Guerra, ingressou, em 1932 no colégio Militar, de onde saiu em 1938, para se alistar como voluntário na aviação Militar. Chegou em Moçambique em 1944 onde morou durante toda vida, mesmo ano em que foi premiado no 1.º concurso literário da Empresa Moderna L.da (Secção Poesia).

A sua vida esteve dividida entre a literatura e o exército onde exerceu com muita pujança as letras nas terras de África colaborando em diversas revistas e jornais dentre eles o DIÁRIO DE LOURENÇO MARQUES e NOTÍCIAS. Apesar de morar em Moçambique, longe da sua terra natal, e exercer a actividade literária, sempre manteve contacto com escritores de outras partes do mundo. Tendo assim, alguns do seus poemas traduzidos em francês pela poetisa Agnes Leser, e em checoslovaco pelo catedrático, Dr. Zdneck Hamped, reitor da Universidade de Praça.

Em 1946 publicou VERSOS DE CINZA prefaciada pelo Dr. José Santa Rita na tipografia Guita em Inhambane.
Mais tarde, lançou o livro CANTIGAS DO MEU DESERTO pela Oficinas Coimbra Editora no ano de 1959. ALFREDO DE BARROS E SEUS POEMAS (edição do autor) voltou a ser prefaciado pelo Dr. Santa Rita em Lourenço Marques no ano de 1970.
Foi inserido na antologia L. Polonah de poetas moçambicanos em 1960.

Referências: http://livrosultramarguerracolonial.blogspot.com/2015/07/mocambique-alfredo-de-barros-e-os-seus.html

Alfredo de Barros e seus poemas. Pref. José Santa Rita. Lourenço Marques, ed.Autor,1970. 173 p.
Cantigas do meu deserto. Coimbra, Oficinas Coimbra Editora,1959,70 p.
Versos de Cinza. Pref. Dr. José Santa Rita. Inhambane, Tipografia Guita, 1946. 83 p.

Capa do livro Alfredo de Barros e os seus poemas

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top