Poemas de Vanildo Muzime

Textos de Vanildo Muzime

*

Quando o vento matutino espalha seu frescor sobre o pasmo dos meus olhos, quando o rio invade com a sua fúria a margem solitária do meu tédio, o que me resta é o teu sopro; quando tudo é chão, escuro e iníquo o que me resta é o teu silêncio com a imperfeição de ser tudo. O meu coração mole e exequível sofre pelo excesso de contemplação que se traduz em teu olhar firme e orvalhado; para mim pouco vale a guita, o sol e a chuva que cai sobre o tecto que me tacteia à solidão das madrugadas, basta apenas a –palavra– este vácuo que tenta decifrar a gramática da tua perfeição. O canto do marinheiro que soa em meu caminho, é para confirmar a tremura da minha sorte por sempre contemplar-te em horas mortas, como que o marinheiro rema a solidão do seu amor?

Pintura de João Timane

*

Os carros ainda vibram pela retina
Os ossos da terra firmam-se ainda sob a carne do esboço secular,
sob o olhar duma criança de Iraque
Que respira e aspira os mesmos ares do inferno.
Isto é assim, aqui os pássaros rastejam e as cobras voam
A angústia consome-me a alma do mesmo jeito que o escuro tem medo da luz que brilha na minúscula vértebra da esperança.
É difícil ter que viver assim
Embalar a solidão e cobri-la com a estiagem que arde no peito.

***

Vanildo Afonso Muzime, mais conhecido como Vanildo Muzime é um poeta (iniciante) Moçambicano nascido aos 16 de Outubro em uma localidade “ Macuacua” distrito de Manjacaze e província de Gaza, zona sul de Moçambique. Começa sua saga nos rabiscos no principio de 2017 por um incentivo de um amigo também poeta/escritor.
Tem participado em vários concursos e antologias literários, tendo sido indicado pela Revista Inverso para menção honrosa do concurso Crianças Africanas, também, participou da antologia Moçambicana lançada recentemente pela editora Emporium e organizada pelo escritor Moçambicano Nélio Gemusse. Também é estudante do ensino médio profissional com especialização na agricultura.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top