Encerra hoje seminário Museu de Cinema


Termina na tarde de hoje, no Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), o quarto seminário anual subordinado ao tema “Antigas salas de cinema de Maputo”, um evento organizado pela Associação Amigos do Museu do Cinema (AAMC).
O dia de hoje é dedicado ao lançamento do livro “CineGrafias Moçambicanas”, organizada por Carmen Tindó Secco, Ana Mafalda Leite e Luís Carlos Patraquim. A obra será apresentada pelo cineasta João Ribeiro e distribuído pela Kapicua.
Falando em representação da Associação Amigos do Museu de Cinema, Diana Manhiça, detalha que a obra traz ensaios, crónicas e entrevistas com grandes nomes do cinema de Moçambique. O livro apresenta memórias e analisa obras consagradas de directores nacionais, como Ruy Guerra, Camilo de Sousa, Licínio Azevedo, Isabel Noronha, Sol de Carvalho, João Ribeiro e Yara Costa.

Os textos, explica, versam sobre a história e a produção cinematográfica e o público que frequenta as salas de cinema de Moçambique. Integram ainda, na mesma obra, textos de estudiosos moçambicanos e de outros países que reflectem o cinema feito na pérola do índico.
Ainda hoje, os presentes poderão acompanhar as apresentações da jovem historiadora, Vanessa Massitela, e da pesquisadora portuguesa, Inês Dias.

“Vanessa Massitela é voluntária do projecto Museu de Cinema e está a desenvolver uma pesquisa sobre as antigas salas de cinema da cidade de Maputo. A sua intenção é transformar o estudo em seu trabalho de culminação de curso. Por outro lado, temos Inês Dias, uma experiente pesquisadora, que tem desenvolvido inúmeros estudos sobre a sétima arte”, refere Diana Manhiça.

Iniciado em 2016 como uma associação de profissionais de cinema, história, educação, design e património, a AAMC desenvolve o projecto Museu do Cinema, que tem vindo a apresentar os resultados do trabalho com regularidade.

Este ano, mais três colaborações se iniciaram: com a Associação Scala, com a Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane e Centro Inter-disciplinar de História, Cultura e Sociedade da Universidade de Évora (CIDEHUS).



Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top