Poetas d’Alma exibem filme no Museu Mafalala

O MUSEU Mafalala, localizado no bairro com o mesmo nome, exibe amanhã o documentário “Karingana – Licença para Contar”, da realizadora Mónica Monteiro.

O evento é parte do programa a caminho da primeira edição do Festival Internacional Poetas D’alma: Poesia e Artes Performativas, que junta artistas de mais de 15 nações.

Rodada em Moçambique, a longa-metragem reúne entrevistas feitas com especialistas de diferentes países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Nas conversas, eles comentam a influência da língua na cultura e como ela se relacionou com os dialetos de países como Moçambique e Angola, por exemplo.

Entre os entrevistados, destacam-se o escritor Mia Couto, o poeta e fotojornalista Féling Capela e o escritor angolano José Eduardo Águalusa. A película conta ainda com a participação especial da cantora brasileira Maria Bethânia, que lê poesias de diferentes autores.

A realizadora do documentário explicou que “Karingana”, o título do filme, é uma palavra usada em Moçambique antes do início de uma estória.

“O filme trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão dos idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores de Moçambique, Brasil e Angola”, lê-se na sinopse, que acrescenta que o documentário conta como a língua portuguesa evoluiu e, hoje, interage com as culturas locais nas ex-colónias de Portugal.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top