Moçambique no mercado de artes das Ilhas Reunião

UMA delegação moçambicana, constituída por músicos, produtores, agentes e promotores das artes e cultura participam a partir de hoje no Mercado de Música do Oceano Índico (IOMMA), que vai decorrer até domingo, nas Ilhas Reunião.

Integram a comitiva Paulo Chibanga, director da Khuzula Produções, responsável pelo Festival Azgo, Ivan Laranjeira, director da Associação Iverca, que produz o Festival Mafalala, Isabel Macie, Vereadora de Cultura e Turismo do Município de Maputo, e Marc Brébant, do Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM).

Entre os artistas estão Deltino Guerreiro e as bandas Gran Mah e Os Continuadores. Esta participação é resultado de uma parceria entre a Khuzula, Othama, CCFM e o IOMMA, no âmbito do circuito IGODA, que é responsável pelos maiores festivais de música da região Austral de África.

Há seis anos que, neste contexto, o “Azgo” recebe músicos para espectáculos e os respectivos agentes que, alguns, participam nos debates do “Azgo Dialogar”, vindos das Ilhas Reunião, pelas mãos do IOMMA.

A ida da vereadora Isabel Macie, explica Paulo Chibanga, tem como objectivo a partilha de experiências e conhecimentos, mas também insere-se no plano de estabelecimento de parcerias municipais entre Maputo e Saint-Denis (capital) e Saint Pierre, na área das artes e cultura.

O IOMMA já recebeu músicos como Roberto Chitsondzo e Isaú Menezes, tendo, igualmente, estado naquele país Roberto Dove, director das Indústrias Culturais e Criativas, do Ministério da Cultura e Turismo, e Domingos Artur, Secretário Permanente do mesmo ministério.

Trata-se de um mercado de artes, no qual participam artistas de vários países banhados pelo Oceano Índico.

Para Paulo Chibanga, esta é uma das plataformas, que permite conhecer bandas das Ilhas Reunião que, caso agradem, são convidados para o “Azgo”. “Foi neste espaço, que conheci a banda Lindingo, que foi uma das sensações da nona edição do festival, em Maputo”, disse.

Ainda neste quadro, na sexta-feira arranca o Festival Sakifo, no qual irão actuar “Os Continuadores”.

Fonte: Jornal Notícias

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top