“Ellputology”: a estreia a solo de Ellputo

O rapper e produtor moçambicano EllPuto lança hoje, na cidade de Maputo, o seu primeiro projecto  a solo. Denominado “Ellputology”, o trabalho discográfico reúne seis faixas produzidas nos últimos dois anos.

A ser lançado, oficialmente, num ambiente intimista, com de amigos e parceiros, “Ellputology” estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de amanhã.

“O evento será oportuno para partilha de história do processo criativo deste trabalho e a essência de cada faixa, assim como, dos projectos em desenvolvimento e que estão em carteira. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de intercâmbio empresarial e troca de sinergias para conquistas futuras”, lê-se no comunicado de imprensa.

A ideia de um projeto a solo não é de hoje, mas a pandemia desacelerou a iniciativa que o artista decidiu se aventurar. O título que dá nome ao trabalho “Ellputology”, que significa “a ciência que estuda o EllPuto”, remota desde 2015, bem como todo o conceito e visão do projecto.

Entretanto, neste trabalho, especificamente, o artista aposta no ritmo amapiano, de origem sul-africana, que está a contagiar o mundo. “Esta primeira aventura é uma exposição do seu contributo enquanto produtor de amapiano, tendo em conta que se trata de um ritmo que serve de porta de entrada para outros mercados”, refere a nota de imprensa.

EllPuto teve o cuidado de manter a identidade moçambicana, através do uso das línguas locais. E mais, conta com a participação vocal de Mano Tsotsi, Bruna Mendes, Radjha Ali e Blanco, bem como dos instrumentistas Vasco Cuinica (baixo) e Silvio Ferrão (guitarra).

Depois de mais de 20 anos produzindo artistas nacionais e internacionais, esta EP é a introdução de EllPuto como artista, como que a preparar a “cama” para o seu álbum.

O artista garantiu que nos próximos tempos teremos uma série de EP’s  alinhadas e “Ellputology” serve como pontapé de saída.

Acrescentou que para o ano, dependendo do “feedback” do público, vai nos brindar com mais duas EP’s, pois o seu principal objectivo é promover as músicas e criar uma expectativa aos seus seguidores, em relação àquilo que vai ser o álbum.

Ellputo Music Experience Pre Launch

Conheça o perfil do artista

EllPuto é o nome artístico de Etivaldo V. Joaquim. Nascido em Maputo, a 8 de Julho de 1989, é produtor, rapper e empresário, co-fundador da Sameblood Productions. EllPuto começou a sua carreira artística em 2001, com apenas 12 anos. Em 2003, produziu o seu primeiro hit para Dynomite, som que mudaria o cenário do Hip Hop moçambicano.

Na mesma época, junto com o seu irmão Mic-B, fundou a Sameblood Productions, um dos maiores estúdios musicais do país e responsável pelos maiores sucessos do Hip Hop nacional e não só. Em 2005 Ell Puto foi responsável pela produção do primeiro álbum do grupo 360 Graus, “Selecção Nacional”. Também foi responsável pela produção de parte do primeiro álbum de Denny OG, “Até que a morte nos separe”.

Desde então vem trabalhando com vários rappers e músicos nacionais e estrangeiros, como Dama do Bling, Trio Fam, Cold Man, Young Sixties, DRP, Elex, 9mm, Rage, 1st Class, Team Fresh, Simba, Hawaiu entre outros. Em 2010, a SameBlood Productions foi oficialmente registrada como empresa em Moçambique. Actualmente faz parte do grupo Young Sixties, com Hernani da Silva e Lay Low. Também é responsável pelo surgimento de um novo grupo de Nome Dinheiro Limpo que conta com os seguinte MCS Diplomata – Ell Puto – Brilho, Mc’s : – Lay Low – Blanco – Hernani – T-Rese – Dice Staff – Shana – Mafu – Yannick.

No dia 27 de Fevereiro de 2010, Ell Puto recebeu o prémio de Melhor Produtor de Moçambique, atribuído pelo programa Impulso, da Rádio Cidade.

O trajecto de EllPuto enquanto autor não é novo, mas há intervalos significantes  entre as suas criações. O seu primeiro single, “Não ouve dizer”, foi lançado em  2018 e só em 2020 lança o segundo, “Bom Bom” e este ano mais um, “Matilwene”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top