O espaço cultural 100 Poeira introduz, com a primeira edição do Marracuene Jazz Festival, aquele município no mapa global da celebração, a 30 de Abril de 2025, do Dia Internacional do Jazz.

A partir das 9 horas, serão realizadas sessões de Jazz Education (palestras educativas sobre a história e os valores do jazz), Jazz Camp (um acampamento de jazz com workshops especiais para crianças), entre outras actividades relacionadas com a efeméride.

“É uma intensa oportunidade de networking entre artistas, estudantes, professores e amantes da música”, lê-se na notícia publicada no “Moz Entretenimento”.

Além de performances cujos cartazes exibem, em grande destaque, a figura do venerando Professor Orlando Conceição – conforme a fonte que estamos a citar – serão homenageados os grandes nomes do jazz internacional.

Igualmente, segue a fonte, dar-se-á palco a talentos locais, pois o festival pretende ser um espaço de intercâmbio cultural, aprendizagem e celebração da paz, através de um género musical que continua a inspirar transformações sociais em todo o mundo.

Instituído pela UNESCO em 2011, o Dia Internacional do Jazz é celebrado mundialmente com o objectivo de valorizar a rica herança do jazz, um estilo nascido no seio da comunidade afro-americana nos Estados Unidos, no século XIX, que se tornou um poderoso símbolo de liberdade, resistência e diálogo intercultural. A ideia partiu do lendário pianista e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Herbie Hancock.