Denise Fazenda estreia-se hoje, 19 de Março, no mundo da literatura com o lançamento do seu primeiro livro, Na Lente Dela, às 18:00h, na Fundação Fernando Leite Couto, em Maputo. 

Nesta obra, a autora apresenta uma escrita visceral e profunda que aborda a condição da mulher, a luta contra a opressão e a busca pela justiça.

Denise, reconhecida pela sua participação no Moz Slam, é uma referência na poesia falada, conquistando o público com a intensidade e a força da sua declamação. “ Lente Dela” é um livro de poesia, que traz vozes de resistência, uma chamada à acção, desafiando as normas sociais e oferecendo uma nova perspectiva sobre o mundo. Cada poema é um convite à reflexão e à mudança, promovendo a empatia, a coragem e a verdade.

Este lançamento marca o início de uma nova fase na carreira de Denise Fazenda, que usa a sua arte como uma ferramenta poderosa de activismo, celebrando a literatura e a luta pelos direitos das mulheres. O evento conta com o apoio da Embaixada da Alemanha e é parte das comemorações do mês da mulher. 

Denise Fazenda Dimande (Maputo, 15 de Abril de 2001) é poetisa, activista social, professora, comunicadora e guia de turismo. Iniciou-se na escrita em 2014 e, em 2017, descobriu a declamação, ganhando destaque em diversos palcos. Em 2018, foi finalista do Campeonato Nacional de Poesia Falada — Moz Slam e venceu um concurso francófono interescolar, garantindo uma bolsa de estudos no CCFM.

Co-fundadora do movimento “Seja a Poesia que há em si”, lançou a antologia Quarenta Poemas em Quarentena (2020), com poetas moçambicanos e angolanos. Sua poesia foi publicada no Pandzula, da cooperativa Wansati Wachonga, e representou Moçambique no festival Franco-Jeune, nas Ilhas Mayotte. Em 2021, ficou em terceiro lugar no Moz Slam e, em 2022, venceu o festival de poesia da Universidade Pedagógica de Maputo, além de conquistar o segundo lugar no concurso Liberté et Tolerance.

Em 2023, integrou o grupo “Heroínas”, promovendo eventos de slam feminino, e, em 2024, sagrou-se vice-campeã do Muthiana Slam.