O filósofo moçambicano Severino Ngoenha lança hoje o seu mais rerecente livro intitulado “Filoso (Moça) Femas”, às 15 horas, na Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique, em Pemba, na província de Cabo Delgado.


A obra “Filoso (Moça) Femas” reúne vinte e dois temas que refletem sobre o papel do filósofo na sociedade contemporânea e sua capacidade de contribuir para a mitigação do sofrimento humano. O prefácio, assinado por Filomeno Lopes, destaca que o livro é resultado de um percurso dialógico do autor, visando capacitar os moçambicanos na busca de melhores respostas aos problemas sociais que afligem o país e o continente africano em geral.


A apresentação em Pemba segue-se ao lançamento realizado em Nacala, demonstrando o compromisso do autor em disseminar suas reflexões filosóficas por diversas regiões de Moçambique. O evento é aberto ao público e representa uma oportunidade para estudantes, acadêmicos e interessados em filosofia interagirem com o autor e aprofundarem o entendimento sobre as questões abordadas na obra.


Severino Elias Ngoenha nasceu em Maputo, em 1962. É licenciado em Teologia e Doutorado em Filosofia pela Universidade Gregoriana, em Roma. Em 2010, integrou-se ao Departamento de Filosofia da Universidade Pedagógica de Moçambique. Foi professor associado do Departamento de Antropologia e Sociologia da Universidade de Lausanne, Suíça. Suas pesquisas situam-se nas áreas de Antropologia, Pensamento Africano, Filosofia da Educação e Interculturalidade