Abertas inscrições para UPCYCLES

Estão abertas até ao dia 31 deste mês as candidaturas para a 4.ª edição da Residência Artística UPCYCLES cuja inauguração da exposição de apresentação dos resultados será a 6 de Abril de 2024, no espaço da Fortaleza de Maputo.

Esta iniciativa é da Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) e apoio do Centro Cultural Franco-moçambicano e da Fortaleza de Maputo para a qual podem candidatar-se, conforme a nota de imprensa recebida pelo “Mbenga”, artistas visuais e curadores emergentes, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A condição de participação é que os proponentes desenvolvam a sua prática artística em campos vários de execução multimédia. As propostas, esclarece a produção, têm que apresentar um projeto para a reutilização de recursos de arquivos audiovisuais públicos e/ou privados.

Prevê-se a admissão de quatro artistas – dois de Moçambique e dois de outros PALOP – e quatro curadores convidados. “A UPCycles garante, além de uma experiência única de tutoria e intercâmbio, as viagens dos participantes estrangeiros e um subsídio de produção e alimentação para todos os participantes”, lê-se na nota que estamos a citar.

Com efeito, em Março, num regime de desenvolvimento à distância, seguido de 10 dias intensivos de finalização e montagem, em Maputo, os participantes serão orientados para a concepção e criação de obras de arte multimédia que “reciclem” imagens do arquivo audiovisual dos PALOP.

A organização prossegue explicando que neste exercicio os artistas deverão criar narrativas que proporcionem novas interpretações da História e da Memória, a elas associadas. O trabalho será acompanhado pela tutora residente Ângela Ferreira, curadores convidados e uma equipa técnica de apoio.

A Residência Artística UPCYCLES é uma iniciativa de incentivo à criação artística, à mobilidade e ao intercâmbio entre artistas emergentes e jovens curadores dos PALOP, organizada pela Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal) e apoio do Centro Cultural Franco-moçambicano e da Fortaleza de Maputo, cuja 4.ª edição se realiza em 2024. 

Nas suas três edições anteriores, a UPCycles recebeu mais de uma dezena e meia de artistas, entre os quais, David Aguacheiro, Marilú Námoda, Eliana N’Zualo, Yassmin Forte, Samira Vera-Cruz, Ângelo Lopes, Sofia Yala, Diogo Bento, e outr@s.

Como se inscrever?

A inscrição é feita no formulário online, acessível no link:

http://bit.ly/Formulario2024_UPCycles

O Regulamento pode ser consultado e baixado em:

https://museucinemamoz.wixsite.com/upcyclespalop/regulamento

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top