Língua portuguesa no festival de Melbourne

“Nação Valente” filme dedicado a África e Médio Oriente de Carlos Conceição estará em exibição no festival de cinema de Melbourne, que começou ontem, na Austrália.

Nesta que é a 71° edição há uma seleção de transversal de filmes em termos de geografias e na temática, com algumas produções lusófonas inclusas no programa.

Na secção dedicada ao cinema da América Latina está “A Flor de Buriti”, da realizadora brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza, ambos distinguido este ano em Cannes.

“A Flor do Buriti” foi rodado com o povo Krahô, do Brasil, na terra indígena Kraholândia, onde aqueles dois realizadores já tinham feito “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos”.

A lista de películas ainda inclui de “Eureka”, do argentino Lisandro Alonso numa parceria intercontinental com o México, França, Alemanha e Portugal, pela Rosa Filmes, e descrito pelo festival como um “tríptico de reflexões sobre o colonialismo passado e presente”.

O festival australiano vai exibir igualmente a primeira longa-metragem de Pedro Costa, “O sangue” (1990), em cópia restaurada e, na secção de curtas dedicadas aos mestres, o filme “As filhas do Fogo”, ao lado de Lucrecia Martel, Jean-Luc Godard, Pedro Almodóvar e Tsai Ming-liang.

“Surfacing”, da realizadora e investigadora italiana Rossella Schillaci, coproduzido com Portugal, está na secção dedicada à realidade imersiva e realidade virtual e debruça-se sobre a realidade de mulheres com filhos a cumprirem sentenças em prisões italianas.

O Festival de Cinema de Melbourne estende-se por praticamente todo o mês de agosto com sessões em salas de cinema e ‘online’

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top