Francisco Guita Jr. leva o seu “Chãos e outras arritmias” para casa, Inhambane

O livro “Chãos e outras arritmias”, de Francisco Guita Jr., será apresentado, hoje na cidade de Inhambane. A obra, vencedora ex aequo do Prémio de Poesia Reinaldo Ferreira 2022, iniciativa da Gala-Gala Edições, será comentada pelo poeta Momed Kadir, um dos fundadores do caderno literário “Xiphefo”.

O Prémio de Poesia Reinaldo Ferreira, em edição única, visava assinalar as comemorações do centenário do poeta Reinaldo Ferreira (1922-2022), que realizou toda a sua obra em Moçambique.

Sobre “Chãos e outras arritmias”, de Guita Jr., de acordo com júri, a poesia é encantadora, que faz corpo com o chão, com a terra, carregada de sensualidade; é, também, uma poesia que engloba o cosmos, numa vertente suportada pelo amor mesmo quando se lhe denota um certo desencanto do sujeito poético em relação às questões existenciais. Uma poesia firme, madura, dissecada com rigor e com sinais de vir a sobreviver no tempo.

Segundo o autor, “Chãos e outras arritmias é composto por poemas que pretendem abordar o espaço, a terra, os grãos de areia, enfim, o chão e a sua diversidade. Daí o plural: Chãos. Este Chãos e Outras arritmias vem completar o livro anterior, intitulado A Coisa do Tempo”.

Em nota de prefácio, a professora brasileira Carmen Lucia Tindó Secco faz questão de assinalar que Guita Júnior, na esteira de Knopfli, Patraquim, Drummond de Andrade, Camões, é um grande poeta. “E é, também, não só um atento leitor da vida, da história, das solidões, da existência, do amor e da morte, mas dos silêncios e solitudes existentes nas entranhas líricas de sua obra poética”.

Sobre o autor Francisco Guita Jr. nasceu em Inhambane, em 1964. Inicia a sua actividade literária no Xiphefo, Caderno Literário, em 1987, do qual é membro fundador. Estreia-se em 1997 com o livro de poesia “O Agora e o Depois das Coisas”. Publicou, em 2000, “Da Vontade e de Partir” (Prémio FUNDAC – Rui de Noronha, 1999) e “Rescaldo” (1.º Prémio de Poesia TDM – Telecomunicações de Moçambique, 2001). Lançou em Portugal e Moçambique, em 2006, “Os Aromas Essenciais”. Em 2020 publicou, em Moçambique e Angola, o livro “Da Pele do Rosto/ A Coisa do Tempo”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top