Simpósio sobre Terra Sonâmbula: 30 anos celebrando a moçambicanidade

0
10
Mia Couto. Fotografia de Júlio Marcos.

Como forma de celebrar os 30 anos da primeira edição do romance “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, escritor moçambicano, a Faculdade de Letras e Humanidades, da Universidade Licungo da Beira, em parceria com a Fundação Fernando Leite Couto, realizará, nos dias 22 e 23 de Novembro, a homenagem “Simpósio sobre Terra Sonâmbula: 30 anos celebrando a moçambicanidade.

Com vista a reflectir sobre as várias formas do saber e procurando (re) construir o pensamento literário à luz da realidade que perfura a comunicação cultural, social e sociológica, a Univerdade Licungo, reunirá académicos e intelectuais, num encontro que vai decorrer em dois moldes, presencial e online, a partir do Zoom, plataforma de reuniões.

O romance, Terra Sonâmbula, escrito por Mia Couto, conta a história de Muidinga, um menino que sofreu de amnésia e tem esperança de reecontrar os seus pais; e de Tuahir, um velho sábio que resgata toda a história do menino, ensinando-o novamente tudo sobre o mundo.

A obra apresenta caractér sociopolítico, ao demonstrar os sofrimentos causados pela guerra civil. Para além disso, valoriza a identidade nacional, ao evidenciar elementos multiculturais de Moçambique. 

“Terra Sonâmbula”, recebeu várias nomeações a nível nacional e internacional, a título de exemplo, foi galardoado com o prêmio Nacional de Ficção da Assiciação dos Escritores Moçambicanos, em 1995, e considerado um dos doze melhores livros africanos do século XX, durante Feira do Livro de Zimbábue. E, em 1998, tornou-se o segundo escritor africano, eleito para a Academia Brasileira das Letras, como sócio correspondente.

Mia Couto, escritor, poeta e jornalista moçambicano, venceu o Prêmio Camões de 2013. É considerado autor da literatura contemporânea. Suas obras são caracterizada pelo resgate da tradição cultural moçambicana, através de sua escrita marcada por neologismos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here