Conheça o Ponto Crónico: primeiro podcast nacional de crônicas

Por Johnson Pedro

Com a mesma sintonia que há algum tempo atrás o blog de artes e reflexões,Mbenga apresentava-nos um espaço dedicado a publicação de crônicas no formato texto, as mesmas deixaram de ser lidas para ser ouvidas num podcast de nome: Ponto Crónico, lançado nos meados do mês passado.

Ponto Crónico é um espaço semanal que vai ao ar todas quintas-feiras na plataforma Mbenga, contando nos histórias do quotidiano e recortes da realidade moçambicana na voz da radialista Safira Chirindza.
Em entrevista ao NÃO É TUDO a voz por detrás dos pontos crónicos fala nos deste que é o primeiro podcast nacional de crônicas desde a sua criação aos objetivos almejados pelo blog com a passagem das crônicas do formato texto para áudio.

Quando e como surge a ideia de transformar as crônicas que antes eram publicados em texto para áudio??
A ideia surgiu no início deste ano (2017), por aí Março e veio da necessidade de se dar mais emoção às histórias e diversificar as formas de acompanhamento destas.
Porquê o nome Ponto crónico??
O nome revela o culminar das emoções nas crônicas que trazemos. Acreditamos que com estas é possível levar o nosso leitor, quem visita o nosso blog, a um ponto de reflexão.
Quais são os principais pontos que o pretende trazer com o podcast?
Os pontos a trazer no podcast são a vida actual em sociedade e revelar a capacidade que cada um tem de fazer algo por si, pelo próximo e pelo mundo.
As crônicas deixaram de ser lidas para ser ouvidas, o que o podcast nos traz de diferente do anterior?
Nesta nova plataforma haverá o diferencial de além da mensagem, poder se ter os reais sentimentos que o escritor quer expressar no texto.

Os podcast são lançados todas semanas nas quintas-feiras, Porquê a escolha deste dia semanal?
Escolheu-se Quinta-feira por ser um dia ideal para uma “parada reflectiva”, isto é, estar-se-á quase a caminho do fim da semana, tendo dado tempo suficiente para realizarmos o agendado e na quinta reflectirmos sobre o que fizemos e sobre a vida em geral. Sexta-feira é mesmo o final-de-semana e estamos todos já com o pensamento virado as comemorações, confraternizações, etc. Então Quinta-feira é um dia perfeito para pensar, a nosso ver.
Qual é o principal objetivo desta migração??
Como já tinha referenciado antes, o objectivo é dar mais emoção as crônicas e realçar a componente reflexiva por meio da expressão dos sentimentos do autor.
Acredita que o facto do podcast ser apresentada por uma radialista, irá facilitar a aderência do mesmo por parte do público??
Acredito fielmente que sim, pois primeiro é uma plataforma nova, diversa, dinâmica e de compreensão mais acessível. Por ter voz traz uma maior “proximidade e humanidade” ao conteúdo e são componentes ideais para que as pessoas dêem atenção, escutem, sintam e reflictam.
Os podcasts serão gravados, editados e colocados na plataforma Mbenga através das suas mãos, como será esse processo??
Sim. A cada semana será seleccionada uma crônica, da autoria dos integrantes do Mbenga Artes e Reflexões, e vai ser interpretado e gravado por mim. Seguir-se-á a fase da edição em que vão ser seleccionados sons, músicas que condigam com a mensagem, os sentimentos, os personagens do texto. Para finalizar vamos disponibilizar no blog da Mbenga Artes e Reflexões e faremos partilha nas redes sociais para permitir maior acessibilidade do público.
Quais são as principais metas por alcançar com a migração??
A meta é ultrapassarmos a senda das 1000 pessoas a acompanharem o nosso trabalho, ter reconhecimento, principalmente no mundo das artes e cultura e as nossas crônicas a serem ouvidas através de outras Mídias no país.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top