O 22.º Ciclo de Cinema Europeu prossegue hoje, 30 de Abril, no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), com duas sessões que prometem tocar o público moçambicano. Às 17h00 será exibido o documentário norueguês Espaço dos Homens e, às 19h00, haverá uma configuração de A Rainha da Comédia , filme sueco que marcou a abertura oficial do festival na passada segunda-feira.

Realizado por Petter Sommer e Jo Vemund Svendsen, Espaço dos Homens acompanha 25 homens de meia-idade que, todas as terças-feiras, se reúnem para cantar, beber cerveja e compartilhar momentos de camaradagem. No entanto, quando o seu maestro, Ivar Krogh Hovd, é informado com uma doença terminal, o grupo é solicitado a confrontar a fragilidade da vida e o valor dos laços que os unem.

A sessão de abertura, no dia 28 de Abril, contou com a presença de representantes da Delegação da União Europeia em Moçambique e de várias embaixadas europeias. O evento destacou o papel do cinema como ponte entre culturas e ferramenta de reflexão social.

Mette Sunnergren, embaixadora da Suécia, citou o realizador Ingmar Bergman para ilustrar o poder da sétima arte:

“O cinema é sonhos, o cinema é música. Nenhuma forma de arte vai tão diretamente às nossas emoções como o cinema.”

Comentando o filme de abertura, A Rainha da Comédia , Sunnergren afirmou:

“Acredito que todos precisamos sonhar de vez em quando, e com a ajuda do cinema, podemos fazer exatamente isso. Esta noite, vamos ver como é a vida sendo uma menina de 13 anos na Suécia.”

A Rainha da Comédia , realizada por Sanna Lenken, conta a história de Sasha, uma adolescente de 13 anos que perdeu a mãe e tenta lidar com o luto. Para fugir à tristeza que a rodeia, decida fazer os outros rirem — e tornar-se humorista.

“Provavelmente há tantas formas de lidar com a dor quantas pessoas no mundo. Sasha escolhe o caminho oposto à memória da mãe: corta o cabelo, tenta não chorar e abraça a comédia como forma de sobrevivência”, explicou Sunnergren.

O filme foi nomeado para seis categorias nos principais prémios de cinema da Suécia. A jovem atriz Sigrid Johnson, que interpreta Sasha, venceu o prêmio de Melhor Atriz — tornando-se a vencedora mais jovem da história da categoria.

Para quem perdeu a estreia, A Rainha da Comédia será exibida novamente esta noite, às 19h00, no mesmo local.

O 22.º Ciclo de Cinema Europeu decorre até 8 de Maio, com sessões diárias às 17h00 e 19h00, no CCFM, com entrada gratuita. A iniciativa é organizada pela Delegação da União Europeia em Moçambique, em parceria com as embaixadas dos Estados-Membros.