O escritor e jornalista moçambicano Hélio Nguane estará em conversa com estudantes das 11ª e 12ª classes do Colégio Arco-Íris, amanhã, a partir das 8h40, numa sessão promovida em colaboração com a Fundação Fernando Leite Couto, no âmbito das celebrações da Semana do Livro.

Autor do livro Lagartos de Madeira e Zinco, lançado no ano passado, visita o colégio para partilhar com os jovens leitores o processo por trás da escrita de um dos livros de crónicas. A obra reúne textos publicados ao longo de três anos na coluna “Retalhos e Farrapos”, do jornal Notícias, e mergulha no quotidiano urbano da cidade de Maputo, com especial atenção aos bairros da periferia, como a Mafalala, onde o autor nasceu.

Através de uma escrita contida e atenta ao detalhe, Nguane constrói um mosaico de reflexões sobre a vida moçambicana, alternando entre o íntimo e o social. “É um livro que tenta provocar perguntas mais do que dar respostas”, escreveu o autor na nota de abertura.

Com formação em Jornalismo, Relações Públicas e Comunicação, Hélio Nguane tem mantido uma presença constante no debate cultural moçambicano. Fundador da plataforma “Mbenga Artes e Reflexões”, dedicada à produção cultural e formação de jovens talentos, é também coordenador e apresentador do programa de rádio Cinema em Foco, emitido para os PALOP e focado no cinema africano e da diáspora.