Todas as Coisas Visíveis – Antologia de Mulheres em Prosa, que reúne contos de 14 escritoras moçambicanas, será lançada hoje, às 17h30, no Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA). Editada pela Catalogus com apoio da Embaixada de Espanha em Moçambique, a colectânea destaca a riqueza das vozes femininas que emergem em cada página, explorando as profundezas das experiências femininas em uma sociedade em constante transformação.

Cada conto revela personagens que enfrentam os dilemas do quotidiano com sensibilidade, força e coragem. Como afirma a nota de imprensa da organização: “As autoras não se limitam a narrar histórias, revelam, com destreza e coragem, a resiliência, a luta e o poder da escrita para fazer um retrato da sociedade, os dramas existenciais e as aflições do quotidiano.”

A obra é fruto da oficina de escrita criativa “A vez das mulheres”, realizada em Setembro de 2024, com orientação de Teresa Noronha, Álvaro Taruma e Lucílio Manjate. Este projecto não só fortalece a presença feminina na literatura moçambicana, mas também abre espaço para autoras estreantes demonstrarem sua escrita.

O lançamento contará com apresentação de Lucílio Manjate, seguido de uma conversa com as autoras, mediada por Anabela Adrianopoulos.

As autoras da colectânea são: Anastácia Sigodo, Anchura Mires, Carina Mulieca, Deizy Joane, Edna Tuaira Aníbal, Edna Matavel, Felismina Guetsa, Jade Ferreira, Julieta Panguene, Happy Taimo, Fernanda da Lena Hermano, Iraneta Campos, Natércia Chicane e Sonisa Bavá.

Todas as Coisas Visíveis” é uma colectâne que dá espaço as mulheres para narraremm suas histórias e ocuparem um lugar fundamental na construção da literatura moçambicana contemporânea.