A poetisa e dinamizadora cultural Énia Lipanga está a organizar a oficina de escrita criativa “Os Porquês da Poesia”, que contará com a participação especial do reconhecido editor moçambicano Celso Muianga. A formação tem como objectivo ajudar aspirantes a escritores a desenvolver suas habilidades literárias.

A oficina online, com vagas limitadas a 30 participantes, oferece exercícios práticos, dicas de escrita e oportunidades de feedback colectivo. Até ao momento, sete vagas já foram preenchidas.

Celso Muianga, considerado um dos principais editores de Moçambique, trará sua experiência no mercado editorial para enriquecer a formação. A iniciativa destina-se tanto a principiantes como a quem já escreve mas pretende aperfeiçoar sua técnica.

Os interessados podem obter mais informações e inscrever-se através do grupo de WhatsApp criado para o efeito: https://chat.whatsapp.com/EwuNAjbLV4V2i0JrxikDFy

Énia Lipanga é poetisa, activista, rapper, repórter e agitadora cultural, com forte compromisso com a arte, inclusão e justiça social. Com formação em Direito e Jornalismo, iniciou a sua carreira aos 16 anos em meios de comunicação como a rádio Super FM e o portal Folha de Maputo. Foi organizadora do Festival Internacional da Cultura 6 Continentes e fundadora do Moz Slam, a primeira batalha de slam poetry em Moçambique. Além de representar o país no Encontro de Poetas de Língua Portuguesa, Lipanga lançou o livro “Sonolência e Alguns Rabiscos”, o primeiro em braille no país. Em 2022, foi convidada para o evento Vozes Africanas na Poesia, no Brasil, e, em 2024, realizou a digressão Compostas de Ti(s), ampliando o diálogo entre Moçambique e o Brasil.