O Kuxa Ka Guetto estreia hoje, 13 de Março, no espaço Orange Corners, Cidade de Maputo, o documentário “Será que a minha cidade está projectada para mim!?”, uma curta-metragem de oito minutos que visa lançar um olhar crítico sobre como o design urbano pode contribuir para a perpetuação da violência baseada no género.
Através de três testemunhos de mulheres que já enfrentaram diversas experiências de violência, a produção questiona a forma como o ambiente urbano — desde a mobilidade até à organização dos espaços públicos — influencia o quotidiano feminino, muitas vezes de uma maneira invisível, mas profundamente impactante.
Em declarações feitas antes da estreia, Cecília Mahumane, do Kuxa Ka Guetto, afirmou que o projecto pretende ir além da concepção tradicional de violência de género, que normalmente está associada aos conflitos directos entre homens e mulheres.
“A violência de género não ocorre apenas em momentos de confronto físico ou emocional entre homens e mulheres, mas também na forma como a cidade é projectada. O transporte público, a segurança das ruas, a organização dos espaços e a forma como estes são concebidos têm um grande impacto na vivência das mulheres”, explicou Mahumane.
A curta-metragem surge como um convite à reflexão sobre como as cidades, muitas vezes pensadas e planeadas sem levar em consideração as necessidades específicas das mulheres, podem ser um reflexo das desigualdades de género que persistem na sociedade.
O documentário, de carácter reflexivo, dá voz a três mulheres que partilham as suas vivências de violência, sublinhando que este fenómeno não é apenas o resultado de interacções directas e explícitas, mas também das dinâmicas de espaços que não são inclusivos. A curta explora questões como a insegurança nas ruas, a falta de transportes públicos adequados ou a estrutura dos espaços urbanos — aspectos que, muitas vezes, tornam o ambiente mais hostil para as mulheres.
Após a exibição do documentário, será realizado um painel de debate no qual especialistas, urbanistas, activistas e membros da comunidade terão a oportunidade de discutir o impacto do design urbano na perpetuação da violência de género e como é possível projectar cidades mais inclusivas e seguras para todos. Este momento de debate visa aprofundar as discussões em torno do papel das políticas urbanísticas e do planeamento na construção de ambientes mais igualitários, que favoreçam a segurança e a liberdade das mulheres.
O evento ocorrerá no Orange Corners, em Maputo, e será de entrada gratuita, embora seja necessária inscrição prévia através do link https://bit.ly/KuxaKaGuetto1. Além da exibição no Orange Corners, a curta será também projectada noutros locais da cidade, como o Barido Bokiso, Luiz Cabral, Plena Camiso, Xamã Colo e Barido Machequeno, no âmbito de um projecto de distribuição que visa alargar a discussão sobre a temática em diversas comunidades.
Este evento conta com o apoio da Embaixada da Irlanda em Moçambique e surge como uma importante iniciativa para colocar em debate um aspecto muitas vezes ignorado nas conversas sobre violência de género, mas que se revela fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.