Parceria CCMA – União Europeia leva Cinema Europeu aos Bairros de Maputo

De 15 a 19 de Maio, o Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA) com apoio da Delegação da União Europeia no país, fará exibições de filmes nos bairros de Maxaquene, Chamanculo, Mafalala, Xipamanine e Malhangalene, arredores da cidade de Maputo.

A iniciativa está integrada na 20ª edição do Ciclo de Cinema Europeu que, tradicionalmente decorre em Maio, como parte das actividades de celebração do Dia da Europa, 9 de Maio. A primeira parte do festival decorre de 02 a 10 de Maio, no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), estando agendada para 18 a 31 de Agosto a exibição dos filmes no Camões – Centro Cultural Português, na Cidade da Beira. Ao todo, são 13 produções cinematográficas propostos pelas Embaixadas de 12 países Europeus com representação diplomática em Moçambique.

Além das longas-metragens, serão exibidas nos bairros curtas-metragens moçambicanas, produzidas pelos participantes da 7ª edição do concurso de Curtas-Metragens do CCMA, cujos vencedores serão conhecidos no dia 11, em evento a decorrer no CCMA.

Com efeito, cada bairro irá acolher uma ou duas sessões de cinema. No Museu Mafalala, que será o primeiro ponto da mostra, a 15 de Maio, será apresentado o filme “Never Gonna Snow Again” (Nunca Mais Nevará), proposto pela Delegação da União Europeia (UE).

O Ntsindya – Centro Cultural Municipal, dia 16, acolherá a película de animação “Even Mice Belong In Heaven” (Até os ratos merecem o Céu), co-produzido pela República Checa, França, Polónia e Eslováquia e, no mesmo dia, passará a longa-metragem italiana “The start-up” (Dá Play no Seu Futuro).

No bairro do Chamanculo, no espaço da agremiação ASSCODECHA, a 17 de Maio, reproduzirá o filme “Uma Lua Só Minha” e a película suíça “Big Little Woman” (Mulherzinhas). E no dia seguinte, será a vez do Centro Aberto Kurhula exibir os filmes austríaco e espanhol, “Sonne” (Sol) e “15 anos e um dia” e respectivamente.

A última sessão será no dia 19 de Maio, no bairro da Malhangalene, onde será projectado o filme alemão “Der Junge muss an die frische Luft” (O Menino Que Fazia Rir).

O propósito desta iniciativa é levar a sétima arte para a periferia da Cidade de Maputo, onde nem todos têm a oportunidade de frequentar salas de cinema, assim como contribuir para a democratização e inclusão no acesso a arte e cultura, de um modo geral.

Por outro lado, é uma forma de levar aos bairros de origem das equipas envolvidas nas produções de curta-metragens que tem sido feitas no contexto do concurso do formato que temos realizado de forma inenterrupta desde 2017 até o presente ano.

Com vista a abarcar e promover a interação com um público maior, as entradas são livres.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top