Bushfire Festival 2023: Celebrando a música africana

O festival de música Bushfire é um dos maiores eventos culturais da África Austral. Realizado anualmente na cidade de Malkerns, em Eswatini, o festival atrai milhares de visitantes de toda a região e do mundo inteiro. Este ano, o evento contará com uma programação variada que inclui artistas locais e internacionais, além de atividades culturais e gastronômicas.

O diretor do Bushfire Festival, Jiggs Thorne, destaca a importância do evento para a promoção da música africana: “O Bushfire é uma plataforma única que permite a conexão entre artistas, público e cultura. Estamos muito animados com a programação deste ano, que traz artistas de diferentes países e estilos musicais”.

Entre os destaques da programação está a apresentação da banda moçambicana Ghorwane. Formada em Maputo nos anos 80, a banda é conhecida por mesclar ritmos tradicionais moçambicanos com elementos de jazz, funk e rock. Com uma carreira de mais de três décadas, o Ghorwane é uma das bandas mais importantes da cena musical africana e promete um show emocionante no Bushfire Festival.

Outra artista que promete agitar o público é a angolana Pongo. Conhecida por sua fusão única de estilos musicais, que inclui kuduro, afrobeats, dancehall e electro, Pongo é uma das principais representantes da música africana contemporânea. Em entrevista à revista, ela fala sobre sua carreira solo e sua expectativa para a apresentação no Bushfire Festival.

Pongo, você já se apresentou em vários países diferentes, como a plateia em cada país recebe sua música? Existe alguma diferença notável?

“Já passei, efetivamente, por vários países e além de ter a honra de me cruzar com diversas culturas e backgrounds, o público é sempre muito acolhedor e recíproco na partilha da boa energia. Eu sinto que não há fronteiras, aqui comunicamos todos na mesma língua, através da música.”

Você é uma das poucas artistas angolanas a se apresentar em grandes festivais internacionais. Como você acha que pode usar sua posição para inspirar outras mulheres africanas a perseguir seus sonhos?

“Sendo mulher e fazendo o que faço”.

O álbum de estreia de Pongo, “Baia”, apresenta uma mistura única de estilos musicais, desde kuduro a afrobeats. Como você descreveria o processo de criação desse álbum e como escolheu as influências musicais?

“O ‘Baia’ é o meu primeiro EP lançado em 2018, o meu álbum de estreia é o ‘Sakidila’, lançado em ritmos e das letras. Eu acredito que a música tem o poder de quebrar barreiras e unir pessoas de diferentes culturas e origens. A minha música é influenciada pelas minhas raízes africanas, mas também incorpora elementos de outros estilos musicais que eu escuto e admiro, como o pop e o eletrônico. Eu espero que através da minha música, as pessoas possam se conectar e se relacionar com as minhas letras e sons, independentemente de onde venham.

Além dos palcos do Bushfire, Pongo irá se apresentar neste sábado dia 13 em Maputo, no Centro Cultural Franco Moçambicano em celebração do dia “Dia da Europa”, que se comemora todos os anos a 9 de Maio, onde irá partilhar o palco com Assa Matusse (Moçambique/França), Lenna Bahule (Moçambique), Selma  Uamusse (Moçambique/Portugal)

Para finalizar, é importante destacar a presença da artista Pongo no Bushfire Festival 2023. Com uma carreira consolidada, Pongo é uma das artistas mais influentes e inspiradoras da atualidade, com um som único e uma mensagem poderosa. Sua presença no festival é uma oportunidade única para os fãs de música de todo o mundo conhecerem mais sobre sua história e sua música. Além disso, suas palavras nesta entrevista são inspiradoras e mostram o compromisso de Pongo com a música e com a sua cultura. O Bushfire Festival 2023 promete ser uma edição inesquecível, com muita música boa e momentos especiais para todos os presentes.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top