“Monólogo da Prostituta no Manicómio” interpretada pela companhia M ́bêu

A história de uma mulher que está a ser interrogada por uma médica e sua equipa dá mote ao espectáculo de teatro “Monólogo da Prostituta no Manicómio”, protagonizada em palco pela companhia de M´bêu, em parceria com a Embaixada da Itália em Moçambique.

A partir do seu depoimento, descreve a nota de imprensa recebida pelo “Mbenga”, revela-se a trajetória de uma vítima de violência de género ao longo de toda uma vida. A personagem revela que tem plena consciência de seu estado e que, mesmo reconhecendo-se como morta/viva, encontra forças para reagir diante de seus opressores.

O texto representado tem a assinatura de Dario Fo e Franca Rame, ambos autores italianos, cuja estreia foi em 1977.

Com interpretação da actriz Yolanda Fumo, o monólogo conta com a direcção de Isabel Jorge, e chega ao público no dia 6 de Abril, pelas 18 horas, no Auditório da TVM , para assinalar as celebrações do mês da mulher moçambicana.

A companhia M´bêu e a Embaixada da Itália, pretendem com esta peça sensibilizar a sociedade, particularmente a mulher, sobre os impactos nefastos da violência de género e propor um debate sobre os melhores caminhos para a erradicação deste fenómeno no país e no mundo. 

Dario Luigi Angelo Fo foi um escritor, dramaturgo e comediante italiano, que em 1997 recebeu o Nobel de Literatura.

Franca Rame foi uma atriz de teatro, dramaturga e ativista política italiana. Ela foi casada com Dario Fo e é mãe do escritor Jacopo Fo. Fo dedicou seu Prêmio Nobel a ela.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top