“Viagem Por Mim Terra” de Venâncio Calisto em Portugal

O encenador e dramaturgo, Venâncio Calisto está em Portugal desde princípios do mês de março a desenvolver o projeto de escrita de um texto para a cena intitulado “Viagem Por Mim Terra”.

Esta actividade está integrada na iniciativa Odisseia Nacional, programa do TNDMII para a temporada 2023-2024, com espetáculos, oficinas, conferências e criações a percorrerem o continente e as ilhas de Portugal.

Venâncio Calisto benefecia de uma bolsa de criação de dramaturgia que desafia o criador moçambicano a inscrever a sua experiência pessoal e artística feita de caminhos, encontros e trocas multidisciplinares.

É neste contexto que a sinopse reflecte sobre as seguintes questões: “O que buscamos quando partimos? De que é feito o caminho?”. E prossegue referindo que “toda a viagem parte de um ponto de interrogação, do questionamento das fronteiras que nos dividem e impossibilitam o encontro, a confrontação e a descoberta”.

Este projeto de escrita para cena, esclarece a nota recebida pelo “Mbenga”, procura as narrativas e personagens reais e imaginárias que compõem a experiência de um criador moçambicano em viagem no território português.

Tendo como inspiração, explica o referido documento, o clássico de Garrett e outros textos portugueses e moçambicanos sobre a viagem, o processo de escrita é itinerante e interativo, resultando do encontro de Venâncio Calisto com diferentes cenários, comunidades e vivências em Portugal, através do diálogo com grupos profissionais de teatro de várias

O resultado desta criação, que se realizará até dezembro de 2023, será apresentado nas regiões norte, centro e sul de Portugal, especificamente no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães (aos sábados de Abril às 18H30), no Teatro Municipal da Covilhã no dia 19 de Maio, Torres Vedras a 1 de Julho, Teatro Municipal Garcia De Resende (Évora) no dia 20 de Outubro e Cineteatro Louletano (Loulé) a 16 de Dezembro.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top