Livro sobre marrabenta lançada no Camões 

O livro “Marrabenta: Um Património Cultural Moçambicano!” é lançado hoje, às 17h30, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

Este é o primeiro produto do projecto Marimba, apoiado pelo PROCULTURA, que tem por objetivo a promoção do emprego e actividades geradoras de rendimento no setor cultural dos PALOP e Timor-Leste. A obra, que sai sob a chancela da Editora Khuzula, será apresentada por Rui Laranjeira.

O livro visa contribuir para a preservação e valorização da marrabenta. A publicação conta com cinco trabalhos de investigadores do Instituto de Investigação Sócio-cultural (ARPAC), nomeadamente Marílio Wane, Vitor Chibanga, Agnelo Navaia, João Vilanculo e Hortêncio Langa.

A obra é dedicada aos autores João Vilanculo e Hortêncio Langa, que assinam o trabalho de forma póstuma, e apresenta-se como reflexão sobre o género musical marrabenta, que se tornou um dos símbolos culturais do país.

“A marrabenta é um dos principais géneros da música popular local, quando se fala daquela que é produzida num contexto urbano e dirigida para o consumo do grande público”, lê-se na nota de imprensa, que realça que o ritmo caracteriza como um estilo de música ligeira resultante da mistura de diversos ritmos originários da zona Sul de Moçambique, sendo apresentada em palcos e acompanhada com os instrumentos convencionais da música popular contemporânea como bateria, baixo e guitarras eléctricas.

O livro é, segundo os seus autores, uma advocacia académica de preservação de uma herança musical e artística que qualifica o país. Segundo Silva Dunduro, diretor do ARPAC (Arquivos do Património Cultural) – Instituto de Investigação Sociocultural moçambicano, tutelado pelo Ministério da Cultura e Turismo, o mesmo serve para contribuir para o acervo literário sobre a música moçambicana e propor à família dos cientistas moçambicanos para discutir, sistematizar e divulgar o seu património cultural de forma endógena. Compõem o livro cinco artigos, todos eles assinados pelos investigadores do ARPAC: João Vilanculo, Marílio Wane, Hortêncio Langa, Vitor Chibanga e Agnelo Navaia, e de forma póstuma os investigadores João Vilanculo e Hortêncio Langa – sendo por este motivo o livro dedicado a estes.

Os ensaístas do “Marrabenta! Um Património Cultural de Moçambique” partilham os vários tons por onde a Marrabenta penetra e se deixa influenciar para que se torne um género musical que pode ou não unir os moçambicanos, tudo derivado da perspetiva e dos filtros do leitor e do apreciador deste género musical. «Marrabenta! Um Património Cultural Moçambicano», é uma obra, com enfoque na etnomusicologia moçambicana, cumprindo assim um dos objetivos do projeto Marimba.

O projeto Marimba é apoiado pelo PROCULTURA, que tem por objetivo a promoção do emprego e atividades geradoras de rendimento no setor cultural dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top