Encerram hoje às candidaturas à Residência Literária em Lisboa

Escritores de nacionalidade moçambicana e residentes em Moçambique podem candidatar-se até hoje à Residência Literária Maputo – Lisboa, que se realiza de 1 a 31 de maio de 2023, na cidade de Lisboa.

As inscrições deverão ser formalizadas mediante preenchimento de formulário, enviado preferencialmente para o endereço eletrónico [email protected] com os restantes elementos da candidatura referidos nas Normas de Participação – não podendo exceder, no seu total, a dimensão de 10MB -, ou através de envelope opaco e fechado, devidamente identificado, enviado para Av. Julius Nyerere, 720, Maputo.

O selecionado terá a oportunidade de desenvolver um projeto de criação literária, beneficiando de Bolsa, no valor de setecentos e cinquenta euros (750€), viagem internacional paga e alojamento gratuito na cidade de Lisboa.

As propostas serão selecionadas em função do seu interesse cultural, coerência com o percurso do candidato e exequibilidade do projeto em função do tempo do programa.

A Residência Literária é um programa que se destina a escritores de nacionalidade moçambicana com obra publicada, com residência oficial em Moçambique ou que se encontrem a viver, estudar e/ou trabalhar no país e que pretendam desenvolver um projecto de criação literária, coerente com o seu percurso e pertinente na proposta de relação com a cidade de Lisboa. 

O programa foi criado ao abrigo do protocolo de cooperação celebrado entre a Câmara Municipal de Lisboa (CML) e o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, de acordo com a nota de imprensa desta instituição.

O Programa de Intercâmbio Literário é promovido ao abrigo do Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., através do Camões – Centro Cultural Português em Maputo pretende selecionar um(a) autor(a) de língua portuguesa e de nacionalidade moçambicana, com obra publicada. Trata-se de um programa de incentivo à criação literária e aposta na internacionalização da cultura. 

As Normas de Participação, bem como outros documentos necessários à candidatura, poderão ser consultados no website do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top