Cultura moçambicana tem tudo para conquistar o mundo – Albie Sachs, jurista e activista sul-africano

As artes e cultura de Moçambique têm todas as condições criadas para a sua afirmação no mundo. Quem assim defende é Albie Sachs um dos mais notáveis juristas e activistas sul-africano dos direitos humanos, no quadro da visita que efectuou recentemente ao X Hub-Incubadora de Negócios Criativos.

O activista esteve em Moçambique no quadro das celebrações do 42º aniversário da invasão do regime do apartheid à cidade da Matola. Na visita que efectuou às instalações da X Hub, cidade de Maputo, Albie Sachs, dirigindo-se à direcção e aos colaboradores da X-Hub, disse que a arte é um importante instrumento de construção da harmonia e não tem dúvidas que é um antídoto para o combate a fenómenos que dividem os povos africanos, como é o caso da xenofobia.

Entretanto, o jurista e activista sul-africano apontou que é preciso trilhar novos caminhos para desenvolver o sector das artes e cultura, sem deixar de ter em conta o passado. Realçou que é preciso revisitar a história comum de Moçambique e África do Sul como forma de buscar bons exemplos para inspirar as novas gerações e para melhor estreitar as relações entre os dois países.

“Temos de encontrar os melhores caminhos para honrar o legado dos fundadores das Nações”, disse, Albie Sachs que é um dos autores da primeira constituição da República da África do Sul Democrática.

Na visita, Albie Sachs aproveitou a ocasião para se inteirar da missão, a visão e os propósitos da X- Hub, primeira iniciativa de género ao nível dos países africanos de língua oficial portuguesa.

Paulo Chibanga, director geral da X-Hub, descreve a visita da figura histórica da África do Sul do Congresso Nacional Africano (ANC), como sendo a elevação dos ideais do projecto.
“Assumimos esta visita como um importante incentivo para que continuemos a juntar sinergias e contribuirmos para um país melhor através da arte. O percurso de Albie Sachs ensina-nos que a persistência e o trabalho em grupo são dois factores importantes para o sucesso”, concluiu Chibanga.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top