Fortaleza da Ilha de Moçambique beneficia de obras de reabilitação

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, que se encontra na Ilha de Moçambique, em Nampula, procedeu, esta quarta-feira (15 de Fevereiro), ao lançamento da primeira pedra para o restauro e para a reabilitação da Capela Nossa Senhora do Baluarte e ao lançamento das obras de reabilitação e restauro do Coreto. No mesmo dia, Materula inaugurou a “Casa dos Contos” e assinou um memorando de entendimento sobre a preservação e valorização do património cultural da Ilha de Moçambique, assinado entre o Governo de Moçambique, o Governo Português e a Mota-Engil, que entra como parceiro na recuperação do Património Mundial.

O Estado Moçambicano tem vindo a implementar acções que garantem a conservação e a preservação do património cultural da Ilha, local de convergência de culturas por excelência.

A reabilitação do Coreto, bem como a recuperação da emblemática Capela Nossa Senhora do Baluarte, parte integrante da Fortaleza de São Sebastião, estão cobertas à luz do memorando de entendimento rubricado esta quarta-feira, entre o Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e a Mota-Engil, Engenharia e Construção África, SA – Sucursal de Moçambique. O instrumento foi assinado pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, pelo Secretário do Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da República Portuguesa, Francisco André, e pelo representante da Mota-Engil, Aníbal Leite.

O memorando centra-se na preservação, valorização e fruição do património artístico e cultural, através do apoio à conservação do património histórico edificado, com especial atenção à Ilha de Moçambique, que constitui uma das prioridades identificadas no Plano Estratégico de Cooperação (PEC) Portugal – Moçambique (2022-2026).

A reabilitação e o restauro do Coreto acontece após ter sido danificado aquando da passagem devastadora do ciclone Gombe, em Março de 2022.  

Por outro lado, a “Casa dos Contos” ora inaugurada está enquadrada no Projecto “Ilhas e Encantamentos”, reforço do sector de literatura infanto-juvenil e emprego cultural criativo, que integra quatro Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

O Projecto “Ilhas e Encantamentos”, do qual resultou a “Casa dos Contos”, tem apoio do PROCULTURA, acção financiada pela União Europeia, co-financiada e gerida pelo Camões I.P., e implementada na Ilha de Moçambique pelo Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique – GACIM.

A Ministra da Cultura e Turismo disse que a expectativa é que a “Casa dos Contos” se afirme como uma verdadeira incubadora para a produção literária infanto-juvenil e criação de empregos para a juventude, inspirando a recuperação e a manutenção das técnicas construtivas tradicionais da arquitectura.

A par das obras de reabilitação e de restauro, Materula destacou a necessidade da contínua formação e capacitação dos recursos humanos; o apetrechamento em equipamentos, a mobilização de recursos financeiros e ainda repisou que o Estado vai continuar empenhado na recuperação da Ilha de Moçambique.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top