Xiquitsi 2022 encerra a temporada com nomes sonantes da música moçambicana

O Xiquitsi encerra, hoje e amanhã de Dezembro, a Temporada de Música, com a 3ª Série de Concertos.

Para hoje, está programada a Noite de Família, às 19h30, na Igreja Santo António da Polana, cuja Direcção Orquestral está a cargo de Estêvão Chissano e Ágata Ricca na Direcção Coral.

A segunda noite será o concerto de Encerramento do Ano Lectivo, no Cine Teatro Scala, às 19h, com Direcção Orquestral sob comando da fundadora do Xiquitsi, Kika Materula. 

A 3ª Série de Concertos traz solistas de grande gabarito do núcleo musical moçambicano, que se vão juntar à orquestra, tornando o momento histórico, por juntar no mesmo palco e num único concerto três nomes sonantes da música nacional.

O concerto de hoje será totalmente clássico e o de sábado voltado para ritmos moçambicanos. Dentre o rico repertório dos solistas convidados para o concerto de sábado, estão no alinhamento os seguintes temas que serão orquestrados: Nwahulwana e Sapateiro, de Wazimbo; Tsunela Papai, Vulavula Nkata, Nkosikazi, de Aniano Tamele; Hosi, Filho, Salane, Original, de Marlene Preta Negra. Os arranjos são dos alunos e professores do Xiquitsi. 

Wazimbo, Aniano Tamele e Marlene juntam-se a grandes nomes que já passaram pelo Xiquitsi, como Gabriel Chiau, irmãos Willy e Aníbal, Dilon Djindji, Lenna Bahule, Stewart Sukuma, Xixel Langa, Banda Kakana, Deltino Guerreiro, Hortêncio Langa, Mingas, entre outros músicos.

O Xiquitsi também já orquestrou músicas de grandes escritores moçambicanos, designadamente: Mia Couto, Paulina Chiziane e usou a voz de Calane da Silva para declamar poesia.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top