Cine teatro Scala exibe hoje quatro curtas moçambicanas

As longas “Muhipiti Alima” e “O Búzio”, de Sol de Carvalho, e as curtas “Sinédoque do Silêncio”, de Gil Nota, e “A Mensagem”, de Ivo Madjaia, são exibidas hoje, a partir das 18.00 horas, no Cine teatro Scala, inseridas no programa “Cine das quintas”.

A primeira película a ser projectada é “Muhipiti Alima”, com cerca de 34 minutos, que conta a história de uma mulher, na Ilha de Moçambique, movida pelo desejo de mudar sua situação de vida, mas é impedida pelo seu marido. Alima, sente necessidade de combater e enfrentar marido para começar estudos básicos, facto que obriga ao divórcio. No final, consegue convencer a todos, inclusive aos seus pais, de que está no caminho certo e estes acabam por aceitar sua decisão.

“Sinédoque do Silêncio”, segunda curta-metragem a ser exibida, baseada nos depoimentos de Khaci, uma jovem com passado sombrio, que envolve mortes arbitrárias e assassinatos no seio familiar. Traumatizada, Khaci, decide contar sua história de sofrimento e dor a uma psicóloga.

Já “O Búzio”, terceira película da noite, gira sua narrativa em torno de um grupo rebelde com crianças soldados que se preparam para emboscada, mas Eusébio, um dos personagens da curta-metragem pisa uma mina. De seguida, o grupo procura refúgio numa fábrica. O comandante olha para o melhor amigo de Eusébio e impõe ordens, uma delas para,  se os inimigos chegarem, ele deve matar o amigo.

Por fim, será exibida “A Mensagem”, de Ivo Madjaia, cuja a narrativa gira em torno de um grupo de mulheres esturpadas que se junta para encontrar soluções de como lidar com o trauma, mas suas opiniões divergem, umas desejam vingança e outras anseiam a cura. O filme é um relato dos dilemas das vítimas de abusos sexuiais.

“Cine das quintas”, programa do Cine-Teatro Scala, promove, todas as quintas-feiras, as produções audiovisuais moçambicanas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top