Kulemba organiza 2ª Edição da Feira do Livro da Beira (FLIB 2022)

A Associação Kulemba vai realizar, entre os dias 24 e 27 de Agosto de 2022, na Cidade da Beira, a 2ª edição da Feira do Livro da Beira (FLIB 2022).

Com o objectivo de exaltar a música enquanto património, a programação da 2ª edição do FLIB inclui exposições, lançamentos de livros, palestras, mesas-redondas, e concurso de literatura, cujos vencedores terão a oportunidade de serem publicados em livro, e de fotografia, que distingue três fotos criativas captadas na Livraria Fundza.

Os interessados do concurso fotográfico podem candidatar-se até dia 18 deste mês e os vencedores serão anunciados durante o evento.

Sob o tema “Literatura, música e património, além da feira principal que vai decorrer na Livraria Fundza, na Baixa da Cidade da Beira, a Associação Kulemba vai realizar feiras de livro em algumas universidades da Província de Sofala.

A abertura oficial da 2ª edição da FLIB será no dia 24 de Agosto, às 15h:30, na Livraria Fundza, numa sessão em que irão intervir o Presidente do Município da Beira, Albano Carige; e a Secretária de Estado da Província de Sofala, Stela Zeca.

Na mesma ocasião, Paulina Chiziane irá ministrar uma palestra subordinada ao tema “O lugar da música na literatura” e, no dia 26 de Agosto, está agendada uma sessão de autógrafos, entre às 9h e às 10h, na Universidade Licungo. A escritora junta-se ao FLIB depois de uma recente digressão internacional por Portugal e Brasil.

Quanto às duas mesas-redondas, na primeira, a partir das 17 horas do dia 25 de Agosto, na Livraria Fundza, será debatido o tema “O retrato da mulher na música e na literatura”, tendo como oradores Joaquim Tesoura, Nídia Chamussora e Julião Carlos. Na segunda mesa, marcada para 17h do dia 26 de Agosto, sempre na Livraria Fundza, o tema proposto ao debate é “Ndoita lenhi: a música como património imaterial”, com Urbano José, Domingos Brasso e Pedrito Cambrão. Essencialmente, os três convidados ao debate irão partilhar as suas leituras sobre o tema proposto tendo como ponto de partida o álbum Ndoita lenhi, da autoria de Isaú Meneses, lançado ano passado.

Em termos de lançamentos de livros, nesta edição da FLIB, primeiro, será apresentada ao público a obra literária Zeus, quando é cão, de Francisco Muianga, às 18h do dia 25 de Agosto. Já às 18h do dia 26 de Agosto, serão lançados duas obras na mesma cerimónia: O dicionário da sobrevivência, de Francisco Raposo, e Água, dos vencedores do Concurso Literário FLIB 2021.

O romance de Muianga e os contos de Raposo foram seleccionados na chamada literária da Editorial Fundza, no princípio do ano. Os três livros serão lançados na Livraria Fundza. A realização da FLIB 2022 conta, entre outras entidades, com a parceria da Livraria e Editora Fundza.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top