Ivan Mazuze júri do Jazzintro na Noruega

Ivan Mazuze, compositor e saxofonista moçambicano, integrou, na iniciativa Jazzintro, o júri do Molde Jazz Festival, na Noruega.

No festival que decorreu de 17 a 22 de Julho, Mazuze, esteve a trabalhar com Ellen Brekken (baixista), Dag Magnus Narvesen (baterista) e Sanskriti Shrestha (tablaista).

Para o saxofonista, a experiência foi enriquecedora pela responsabilidade de poder fazer parte do júri que escolhe os futuros executores do jazz.

Enquanto artista moçambicano, Mazuze disse ter se sentido a contribuir para o crescimento do estilo musical na Noruega e no mundo.

Jazzintro é um programa de lançamento de talentos destinado a jovens músicos de jazz noruegueses.

Os vencedores deste ano irão exibir-se, além dos principais clubes de jazz locais, nos maiores festivais de jazz noruegueses, tais como Vossa Jazz Festival, Molde Jazz Festival, NattJazz Festival, Kongsberg Jazz Festival e Mai Jazz Festival.

Entre 55 inscrições ao programa Jazzintro, oito bandas foram seleccionadas para participar, designadamente, Bento Box, Munch Trio, Peders Hode, Ototoi, Joakin Rainer Trio, Firvel, Ask Morris Quartet e Stenøien/Hjemmen/Heide Bø.

O júri refere que “No processo de selecção, gostamos de ouvir as demos enviadas, onde não foi fácil escolher apenas oito bandas”.

Desde a sua criação, em 1998, Jazzintro tem sido muito importante para destacar talentos do jazz norueguês.

Muitos dos grandes nomes do jazz de hoje participaram do Jazzintro no início das suas carreiras, como Mathias Eick, Stian Westerhus, Anja Lauvdal, Gard Nilssen, Marius Neset, Hanna Paulsberg e Morten Qvenild. Os vencedores anteriores incluem Monkey Plot, Albatrosh, Puma, In the Country, Urban Connection, Megalodon Collective e Kongle Trio.

Ivan Mazuze, radicado na Noruega, tem o mercado cultural aberto para si naquele país escandinavo, tanto que ocupa o lugar de Conselheiro Nacional para o Fórum de Jazz Norueguês, uma organização de cariz artístico-cultural que reúne a comunidade de jazz nacional e que trabalha na promoção do género musical e das acções inerentes.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top