Lalah Mahigo apresenta “Ku Ti Kuma” na Festa da Música

“Ku Ti Kuma”, primeiro álbum ainda por lançar da intérprete e compositora Lalah Mahigo, será ouvido na décima Festa da Música, organizada pelo Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), no sábado.

Na conferência de imprensa realizada esta manhã a propósito do evento, a cantora disse que o seu álbum “está pronto desde finais de 2020, mas por falta de dinheiro para a reprodução dos CD’s e divulgação, o trabalho ainda não foi lançado”.

“Ku Ti Kuma” é composto por quinze faixas, incluindo duas intro’s, que orbitam na fusão do jazz com reggae, funk norte-americano, sons tradicionais, soul e outros, para proporcionar o encontro de Lalah Mahigo.
Alguns singles já estão disponíveis na internet, em streaming. “Dza Nandzika”, uma das faixas que já se pode ouvir tem um videoclipe no Youtube desde 2019.

Participar na Festa da Música, descreve Lalah, é uma victória. “Significa que estou pronta para seguir carreira a solo”, considera a cantora e acrescenta que “escolhi as melhores faixas, que são aquelas que explicam mais ou menos aquilo que sou”.

Todas as músicas que Lalah Mahigo vai apresentar próximo sábado, no Franco, fazem parte do “Ku Ti Kuma”. A artista quer, com o efeito, dar as pessoas que queiram conhecer o álbum a oportunidade o ouvir, num intervalo de uma hora.
A caminho dos 40 anos dos Ghorwane

Este mês, a banda Ghorwane celebra 39 anos desde a sua primeira aparição ao público, em 1984, no concerto Raízes. Com a actuação na Festa da Música, evento em que o conjunto participa como cabeça de cartaz, se inicia um ciclo de actividades que vai culminar com as comemorações, próximo ano, dos 40 anos de existência.

O baixista e líder da banda, Carlos Gove, disse, sem revelar nomes, que o agrupamento vai subir ao palco do Franco, para dar o pontapé de saída das celebrações de mais um aniversário do grupo, na companhia de alguns músicos fundadores que já não fazem parte do ajuntamento.

“Vai ser uma celebração para nós, este sábado, em que se assinalam 39 anos em que vivemos como família Ghorwane”, afirmou Gove. “Queremos celebrar estes anos todos com a participação de alguns músicos, os nomes são uma surpresa”.
A banda trará, prometeu o líder, uma diversidade de músicas, com a intenção de levar para o público os maiores e mais emblemáticos hits dos Ghorwane, assim como temas inéditos, registadas recentemente.

Os Ghorwane vão se apresentar durante cerca de uma hora e meia, na Festa da Música de Maputo, sábado, das 10 às 23 horas. O evento terá como palcos o jardim e a Sala Grande do CCFM, como forma de garantir maior flexibilidade na montagem e preparação de cenários para as apresentações.
Fearless Souls, Vasikate: Lenna Bahule (moz) e Josyara (br), Lalah Mahigo, Idelsa, Valimba de Pai Leão (Sofala), Vintani nafassi, Coro e Percussão Xiquitsi são outros nomes de músicos e bandas que vão subir ao palco do CCFM, no Sábado 18 de Junho, das 10 às 23 horas, por ocasião da Festa da Música de Maputo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top